Sonho virou pesadelo: carro movido a hidrogênio enfrenta processo judicial nos EUA
Motoristas do veículo da Toyota não encontram locais de abastecimento disponíveis.
Existe um constante avanço das tecnologias de transporte sustentável nos últimos tempos que tem atraído a atenção mundial. Entre os diversos tipos de veículos limpos, os carros movidos a hidrogênio despontam como uma alternativa promissora, prometendo eficiência e sustentabilidade.
No entanto, essa expectativa está se tornando um pesadelo para alguns motoristas na Califórnia, que agora enfrentam sérias dificuldades, levando a uma série de processos judiciais contra fabricantes como a Toyota.
Mas o que o cenário atual dos veículos a hidrogênio nos Estados Unidos, em especial na Califórnia, está indicando para o futuro? Veja onde as promessas de uma infraestrutura de abastecimento eficiente não têm sido cumpridas.
A promessa dos carros a hidrogênio
Veículos movidos a hidrogênio, como o Toyota Mirai, apresentam vantagens significativas em relação aos carros elétricos convencionais. Um tanque cheio permite percorrer mais de 500 quilômetros em apenas cinco minutos de abastecimento, em contraste com algumas horas de carga para um veículo elétrico.
No entanto, a realidade do uso diário desses carros, especialmente na Califórnia, tem sido marcada por obstáculos que superam os benefícios.
O principal entrave enfrentado pelos proprietários de veículos a hidrogênio é a falta de pontos de abastecimento. Atualmente, a Califórnia possui apenas 54 estações de abastecimento de hidrogênio distribuídas pelo estado, com a maioria concentrada na Grande Los Angeles.
O governo havia prometido alcançar 200 pontos até 2025, mas o avanço até agora tem sido insatisfatório, trazendo frustração para os motoristas que dependem dessa tecnologia.
A situação se torna ainda mais crítica quando se considera que, de aproximadamente 18 mil veículos com célula de combustível comprados ou alugados na Califórnia, mais da metade foi adquirida após 2020. No mesmo período, apenas duas novas estações foram inauguradas, demonstrando um desacompanhamento da infraestrutura em relação ao crescimento da demanda.
Foto: Shutterstock
Processos judiciais e reclamações dos motoristas
Diante dessas dificuldades, muitos proprietários do Toyota Mirai se sentiram enganados em relação às promessas feitas pela montadora. Um grupo de motoristas entrou com uma ação coletiva contra a Toyota, alegando propaganda enganosa após receber garantias de que haveria uma rede de abastecimento conveniente e acessível.
Toyota Mirai (Foto: Divulgação/Toyota)
Entre eles, Ryan Kiskis e Bryan Caluwe compartilharam suas experiências negativas. Kiskis, por exemplo, afirmou que foi assegurado por vendedores da Toyota que os pontos de abastecimento seriam facilmente encontráveis, enquanto Caluwe teve que ser resgatado após ficar sem combustível durante uma viagem, devido à falta de estações funcionais ao longo de sua rota.
Embora o processo legal mencione apenas a Toyota, os proprietários de outros modelos, como o Hyundai Nexo, relatam experiências similares, refletindo um problema que vai além de uma única fabricante.
A Toyota respondeu às reclamações, reiterando seu compromisso com a satisfação do cliente e prometendo responder às alegações no foro adequado.
A Hyundai, por sua vez, fretou sua preocupação com a infraestrutura e assinalou que está colaborando com a Comissão de Energia da Califórnia, responsável pela criação de novos pontos de abastecimento de hidrogênio. No entanto, o progresso da Comissão tem sido adequado, levantando dúvidas sobre a eficácia do gerenciamento de infraestruturas de abastecimento.
O futuro dos veículos a hidrogênio
À medida que a Califórnia luta para atingir a meta de neutralidade de carbono até 2045, a situação atual dos carros a hidrogênio levanta questões preocupantes sobre a viabilidade do transporte sustentável no estado.
Proprietários desapontados ficam sem a capacidade de usar seus veículos, as montadoras enfrentam uma crise de vendas em um mercado promissor, e o governo se distancia de suas metas de sustentabilidade.
É evidente que, para que as tecnologias de transporte sustentável prosperem, é necessária uma infraestrutura robusta e funcional. O sonho de carros a hidrogênio como uma alternativa viável ao transporte tradicional está em risco de se tornar realidade com um apoio governamental e estratégico insuficiente.