Start-stop: tudo sobre o sistema que aciona e desliga o motor sozinho

Dispositivo criado para reduzir emissões e poupar combustível desliga o motor automaticamente durante uma parada.

O start-stop é um sistema que tem se popularizado bastante nos motores dos carros nos últimos anos, embora tenha sido criado na década de 80. O dispositivo ganhou força em meio às discussões e esforços mundiais relacionados a temas como eficiência energética e sustentabilidade.

Se você ainda não conhece o start-stop ou ainda tem dúvidas quando o motor liga ou desliga “do nada”, saiba mais sobre o sistema.

Sistema de start-stop

A tecnologia simplesmente desliga o motor automaticamente durante uma parada, desativando o propulsor alguns segundos após o motorista parar o carro completamente em um sinaleiro, por exemplo. Para acionar novamente o veículo, basta tirar o pé do pedal do freio ou pisar na embreagem.

Em carros com câmbio manual, a central eletrônica desliga o motor quando a embreagem não está acionada e não há nenhuma marcha engatada. Já nos automóveis automáticos, o “gatilho” de acionamento do start-stop é a combinação entre freio pressionado e motor com rotação baixa. O sistema só é ativado quando o automóvel está parado.

Apesar de parecer algo muito novo, o start-stop foi apresentado pela primeira vez em 1983, quando a Fiat equipou o Regata ES com o dispositivo. A sigla “ES” significa “Energy Saving”, ou economia de energia, em livre tradução.

O modelo passou por melhorias em seu conjunto mecânico para se adaptar, ganhando um motor de arranque mais robusto e um alternador com maior capacidade, entre outras mudanças. No entanto, a montadora descontinuou o uso da tecnologia em 1990 e ela só voltou a aparecer em 2004.

Desligamento e segurança

O carro não desliga completamente durante a parada do motor, já que os sistemas elétricos continuam funcionando de forma otimizada. Em certos modelos, o acionamento interrompe a climatização do ar condicionado.

No quesito segurança, o start-stop só é acionado com o motor dentro de temperaturas ideais de funcionamento dentro das especificações da montadora. Ele também não age quando o veículo está em uma subida.

Preço da bateria

A bateria de automóveis equipados com a tecnologia é consideravelmente mais cara e chega a custar o dobro das comuns. Para um Renault Sandero, por exemplo, o componente comum é vendido por cerca de R$ 350, mas com o sistema chega a custar mais de R$ 800.

Vantagens

As grandes vantagens do dispositivo são a redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes na atmosfera. Especialistas estimam que o uso do start-stop pode gerar uma economia de até 10% em um carro movido a gasolina ou etanol.

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