Stellantis produz seu primeiro câmbio eletrificado para futuros híbridos

A unidade de Metz dedicará parte da sua atividade à produção do novo câmbio automático e electrificado e-DCT.

A Stellantis (antigo grupo PSA) está preparando suas fábricas para a queda nas vendas de motores térmicos e o aumento da eletrificação. A unidade Douvrin será, portanto, convertida na fabricação de baterias ACC. A de Trémery confeccionará os motores elétricos, como parte da joint venture com a Nidec.

A unidade de Metz dedicará parte da sua atividade à produção do novo câmbio automático e electrificado e-DCT no seio da joint venture com a Punch Powertrain. Graças às suas parcerias, o grupo Stellantis domina a cadeia de valor dos veículos eletrificados, produzindo a grande maioria dos componentes.

Projetado e desenvolvido pela Punch Powertrain na Bélgica e na Holanda, a transmissão e-DCT (que é semelhante a uma dupla embreagem) nasceu no início de setembro em uma versão de pré-produção. Esta variante híbrida moderada de 48V (hibridização leve) será seguida no início de novembro pelo modelo para híbridos plug-in.

A planta de Metz está realizando as obras de instalação das docas logísticas, da planta de filtração e dos escritórios. O objetivo é atingir a maturidade dos produtos e processos em poucos meses por meio de testes e ensaios.

A primeira linha de montagem deve lançar as primeiras transmissões em setembro de 2022 e seguirá a segunda no início de 2023. No total, ambas terão capacidade de 300 mil unidades cada, produzidas por quatro equipes de produção, ou 500 funcionários.

Versões

Duas versões desta transmissão estão planejadas. A partir do outono de 2022, o modelo híbrido moderado 48V será associado ao novo motor 1.2 PureTech de três cilindros e equipará quase a maioria dos modelos do grupo.

A partir de 2024, esta fábrica produzirá a variante PHEV 320V que será acoplada à nova geração do motor EP 1.6 PureTech produzido a partir de 2023 na Opel na Hungria. Esta nova arquitetura híbrida plug-in substituirá o sistema atual que combina o 1.6 PureTech com a transmissão automática e-EAT8 (de 180 a 300 cv) fornecida pelo fabricante de equipamentos japonês Aisin.

Deve ser inaugurado por todos os SUVs compactos (Peugeot 3008 e 5008, Citroën C5 Aircross II e Opel Grandland) desenvolvidos na plataforma STLA Medium (ou e-VMP).

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