Suba sem medo: como estacionar em ladeiras sem correr riscos
Aprenda os cuidados essenciais para estacionar em descidas e evite danos aos sistemas do seu carro.
Se você já precisou estacionar em uma descida íngreme, provavelmente ouviu conselhos sobre puxar o freio de mão, virar a roda ou deixar a primeira marcha engatada. Mas será que essas práticas podem prejudicar o carro?
O sistema de freio de mão mecânico, presente na maioria dos carros, foi projetado para suportar todo o peso do veículo. Portanto, ele é a primeira ferramenta essencial para estacionar em declives.
“Virar a roda para o meio-fio não é problema. O problema é usar a roda como trava mecânica”, explica Diego Riquero Tournier, especialista técnico da Bosch. A roda não foi feita para suportar o peso do carro por longos períodos, podendo deformar o pneu e até mesmo o terminal de direção.
Roda virada adianta?
É a suspensão que segura o carro, não a roda. A suspensão, mesmo na descida, distribui o peso do carro uniformemente, portanto, não há desbalanço mesmo que o carro esteja virado. O problema surge quando a roda é usada como calço, sobrecarregando uma peça que não foi projetada para isso.
Embora não haja problema em deixar o carro com a roda virada, o professor Marcelo Alves da USP alerta para um risco em situações prolongadas: “Se o veículo ficar parado por muito tempo, em questão de meses, pode ocasionar lesões na malha de aço interna do pneu, gerando bolhas e desestabilizando o veículo.”
Além disso, em um contexto com chuvas, deixar as rodas viradas ao estacionar pode acumular sujeira que escorre com a água nas rodas e na suspensão. Esses detritos podem se encaixar na roda e causar danos ao veículo.
Em relação aos carros automáticos com botão de parada, o sistema que segura o peso do carro é o mesmo que freia, não havendo grandes motivos para preocupação.
Freio de mão até o fim?
Alguns aconselham a não puxar o freio de mão até o último estalo, pois isso danificaria a engrenagem interna. Por outro lado, Diego Tournier afirma que isso não gera problema, especialmente em veículos novos com autorregulagem do sistema.
Em carros mais antigos, com sistemas de freio de mão menos eficientes, as “travas secundárias”, como engrenar a primeira marcha e virar a roda, podem ser úteis. No entanto, é necessário ter em mente alguns cuidados, como colocar o carro em primeira marcha para evitar que ele se desloque ou suba na calçada.
A ordem para parar em declives com segurança é: acionar o freio de estacionamento – ele que sustenta toda a carga do veículo -, virar a roda e colocar em primeira marcha.