SUBIU! Etanol está mais caro em 15 estados; veja como economizar com carro
Levantamento divulgado pela ANP aponta aumento no preço médio do etanol em mais da metade dos estados brasileiros.
O preço médio do etanol teve alta em 15 estados brasileiros, conforme pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para lidar com a variação nos custos dos combustíveis, o motorista precisa adotar algumas estratégias para economizar.
A paridade de preço do etanol em relação à gasolina ficou em 65,36% nos estados pesquisados, um nível positivo para o biocombustível. Para saber quando é a hora certa de trocar, basta dividir o preço do etanol pelo da gasolina e verificar se a diferença supera 70%.
Se o preço do álcool equivale a mais de 70% do custo do derivado de petróleo, é melhor encher o tanque com gasolina.
Cabe destacar que essa é uma fórmula geral e pode variar com o modelo do carro e outros quesitos.
Foto: Leonidas Santana/Shutterstock
Formas de economizar
Se não tem jeito de deixar o veículo de lado, a solução é tentar de tudo para poupar. A primeira recomendação é realizar a manutenção preventiva do carro, especialmente a troca de óleo, do filtro de óleo, do filtro de ar e das velas do sistema de injeção eletrônica. Estima-se que o consumo de um automóvel com itens desgastados seja até 20% maior.
Outra prática indispensável para economizar é calibrar os pneus com frequência, preferencialmente uma vez a cada 15 dias. É só conferir a pressão indicada pelo fabricante e procurar o posto mais próximo.
Na hora de pegar o volante, a técnica deve sempre vencer a impaciência. Evite frenagens ou acelerações muito bruscas e fique atento ao momento certo de trocar de marchas, já que o gasto de combustível aumenta junto com a rotação do motor.
Por fim, cabe lembrar que carros modernos não demandam aquele preparo anterior conhecido como “esquentar”. Porém, se o veículo está abastecido com etanol, é especialmente importante arrancar de forma progressiva, sem arrancar, em baixa velocidade.