Substituto do Gol e Fusca? Novo SUV da Volkswagen custará R$ 100 mil
Volkswagen revoluciona mercado automotivo brasileiro com o lançamento do Tera, um novo SUV compacto, projetado para ser o "carro do povo" das novas gerações.
Em junho, o mercado automotivo brasileiro se prepara para receber a mais recente adição da Volkswagen: o Tera. Lançado inicialmente como uma alternativa ao icônico Gol, este novo SUV compacto promete estabelecer sua própria identidade, oferecendo um equilíbrio entre preço acessível e design inovador.
O lançamento do Tera marca uma mudança estratégica para a Volkswagen, que busca atender à crescente demanda por veículos SUV no Brasil. Esse segmento, antes dominado por hatches aventureiros, agora se volta para opções mais robustas e espaçosas.
A Volkswagen já conta com modelos como o T-Cross e o Nivus, mas o Tera surge como uma opção econômica, sem comprometer o design ou a funcionalidade. Com um design que alude aos novos Tayron e Tiguan, o Tera apresenta uma frente robusta e uma grade distinta.
Os faróis full-LED e a ausência de para-lamas abaulados conferem ao SUV uma aparência imponente, enquanto detalhes cuidadosamente projetados na carroceria destacam sua estética moderna. A ideia era garantir um visual único e moderno.
Design
O Tera exibe uma estética diferenciada que reflete a nova fase do design da Volkswagen no Brasil. As influências de modelos europeus são evidentes, porém o Tera mantém sua singularidade com características exclusivas.
Seu interior sofisticado e tecnológico é complementado por materiais que remetem à qualidade percebida nos modelos elétricos da Volkswagen.
Foto: Divulgação/Volkswagen
Detalhes técnicos e funcionais
O veículo é equipado com um motor 1.0 turbo, que entrega 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Oferecendo opções de câmbio automático e manual, o Tera garante versatilidade para diferentes perfis de consumidores.
Além disso, o SUV vem com uma série de itens de série que destacam seu valor, como a central multimídia VW Play Connect de 10”, sensores de estacionamento e frenagem de emergência.
Posicionamento de mercado e concorrência
O Tera ocupa uma posição estratégica no mercado, competindo diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
Com preços que devem iniciar em torno de R$ 100.000, o Tera busca se firmar como uma opção acessível e eficiente. Espera-se que ele atraia consumidores que valorizam inovação e custo-benefício.
Lista de itens de série do Tera High
- Central VW Play Connect de 10”;
- Sensor de chuva;
- Acendimento automático dos faróis;
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- ACC e frenagem de emergência;
- Câmbio automático com trocas sequenciais por borboletas;
- Carregador sem fio para smartphones;
- 4 portas USB tipo-C;
- Câmera de ré;
- Encosto traseiro bipartido;
- Ar-condicionado automático;
- Bancos de vinil;
- Luzes de leitura traseiras.
O Volkswagen Tera chega com a promessa de ser o novo “carro do povo”, uma missão que carrega consigo tanto a responsabilidade quanto a oportunidade de redefinir o que significa acessibilidade no mercado automotivo brasileiro.
A expectativa é alta para o lançamento em junho, que poderá consolidar ainda mais a Volkswagen como protagonista no segmento de SUVs compactos no Brasil.