Sucesso com os SUVs, por que a Caoa Chery não se deu bem no mercado de sedãs?
Com um histórico de sucesso em SUVs, a Caoa Chery enfrenta dificuldades com seus modelos de sedãs.
Desde 2017, a Caoa Chery tem se destacado no Brasil com modelos bem aceitos, principalmente entre os SUVs da linha Tiggo. No entanto, a marca encontrou obstáculos ao tentar alcançar o mesmo sucesso no segmento de sedãs.
Os modelos Arrizo 5 e Arrizo 6 não corresponderam às expectativas de vendas, deixando dúvidas sobre as razões desse desempenho insatisfatório.
A introdução do Arrizo 5 em 2018 foi a aposta inicial da Caoa Chery no mercado de sedãs. Com um motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio CVT, o modelo visava competir com veículos como Volkswagen Virtus, Honda City e Toyota Yaris.
Apesar de um design atrativo e espaço interno satisfatório, problemas de dirigibilidade e forte concorrência interna acabaram por limitar seu sucesso.
Em outubro de 2021, a esperança se renovou com o lançamento do Arrizo 6. Este sedã médio parecia promissor ao superar inicialmente modelos como o Volkswagen Jetta em vendas.
Contudo, o sucesso foi passageiro, refletido na queda drástica de emplacamentos nos anos subsequentes, devido à competitividade do Toyota Corolla e de outros no mercado brasileiro.
Desafios do mercado de sedãs
O Arrizo 5 enfrentou o desafio de se inserir em um mercado já dominado por fortes concorrentes. Em 2019, seu melhor ano, vendeu apenas 2.404 unidades, frente à liderança do VW Virtus com 48.876 unidades comercializadas.
Essa disparidade evidenciou a dificuldade de se afirmar entre marcas já consolidadas.
Inicialmente bem recebido, o Arrizo 6 registrou 3.469 emplacamentos em 2021, mas caiu para números alarmantes nos anos seguintes. Em 2024, até novembro, apenas 25 unidades foram vendidas, destacando a dificuldade de competir em um mercado conservador e dominado por modelos como o Corolla.
Preferência por SUVs
Os SUVs da Caoa Chery, como o Tiggo 5X e o Tiggo 8, continuam sendo os carros-chefe da marca no Brasil.
A preferência do consumidor por esse tipo de veículo, com dirigibilidade e design mais atrativos, contribuiu para a recepção morna dos sedãs Arrizo. Assim, a montadora enfrenta o desafio de reposicionar suas estratégias para torná-los competitivos.