Sucesso! Vendas da montadora chinesa BYD crescem 62% em 2023
Fabricante de veículos elétricos e híbridos vendeu mais de 3 milhões de unidades nos últimos 12 meses.
A montadora chinesa BYD, campeã mundial em vendas de carros elétricos e híbridos, vendeu 3,02 milhões de veículos em 2023. Segundo dados divulgados pela própria empresa, o aumento no volume de saídas foi de 62% em relação a 2022.
Foram emplacados cerca de 1,6 milhão de carros totalmente elétricos a bateria, além de 1,4 milhão de automóveis híbridos plug-in, aqueles que combinam baterias elétricas e combustível. A fabricante revelou ter vendido 340.178 unidades somente em dezembro de 2023, sendo 190.754 carros 100% elétricos.
Fábrica no Brasil
Sediada na cidade chinesa de Shenzhen, a BYD tem mais de 30 parques industriais e bases de produção ao redor do globo, incluindo países como Estados Unidos, Japão e Índia. A expansão de suas fábricas para o Brasil está nos planos da empresa ainda em 2024, mas a produção só deve começar em 2025.
A nova planta será instalada na cidade de Camaçari (BA), no mesmo complexo fabril onde a Ford fabricou seus carros até sua transferência para a Argentina em 2021. Os trabalhos na unidade fabril devem começar no segundo semestre deste ano.
Disputa com a Tesla
Apesar de seu pouco tempo no Brasil, a montadora tem 66% de participação no mercado nacional de carros elétricos e híbridos. Dados recentes mostram que a BYD superou Tesla em produção pelo segundo ano consecutivo em 2023, mas a marca de Elon Musk ainda não divulgou os resultados do último trimestre.
A Tesla produziu 1,37 milhão de veículos em 2022, cerca de 1,88 milhão a menos do que a chinesa. A primeira aposta em modelos mais exclusivos movidos a bateria, enquanto a segunda oferece carros mais baratos e em versões híbridas.
O sucesso da BYD pode ser explicado pela vanguarda na produção de baterias em meio a um mercado mundial cada vez mais focado em tecnologias limpas. A empresa surgiu como uma fabricante de baterias que, só depois, começou a fabricar carros.