Sucessos estão de volta! Yamaha Ténéré e Honda Tornado retornam ao mercado de cara nova

Modelos de duas rodas que fizeram sucesso no Brasil voltam ao mercado após atualização, mas mantêm a essência.

O Festival Interlagos Motos terminou com uma ótima notícia para os fãs do segmento de duas rodas. Dois modelos de motocicletas que foram grandes sucessos no Brasil estão prestes a retornar ao mercado nacional, a Yamaha Ténéré 700 e a Honda XR 300L Tornado.

O evento, encerrado no último domingo (9), contou com a apresentação de detalhes das duas motos com proposta on/off-road. A Ténéré 700 é uma big trail com inspiração nos ralis, indicada para aventureiros que rodam por lugares onde nem sempre o solo é muito bom. Já a XR 300L é um veículo de média cilindrada com uma inspiração mais urbana, apesar de aguentar trilhas mais leves.

Yamaha Ténéré 700

O modelo da Yamaha não abandona a alma da XT 600 Ténéré, produzida por aqui a partir da década de 1980 até passar o bastão para a XT 660Z. A versão atual é equipada com motor bicilíndrico em linha de 689cc refrigerado a água, que gera 73 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque. O peso é de 205 kg.

A suspensão traseira com regulagem de pré-carga e a dianteira invertida com tubos de 43 mm de diâmetro possuem cursos suficientes para uso off-road. Outro atributo que facilita a rodagem em terrenos irregulares são as rodas, sendo a dianteira de 21 polegadas e a traseira de 18.

Para frear, a moto tem dois discos com pinças Brembo à frente e um disco wave atrás, além de ABS com três modos. O corpo do piloto se movimenta facilmente na Ténéré 700, mas a distância do assento em relação ao solo pode ser um ponto negativo (875 mm). Por outro lado, o tanque de combustível de 16 litros e o desenho do modelo aumentam a facilidade.

Ela se destaca ainda pelo painel TFT de cinco polegadas, que entra no lugar dos mostradores analógicos, e pela carenagem do farol, que ajuda a proteger o condutor.

A nova Ténéré 700 deve entrar em pré-venda no primeiro trimestre de 2025, mas o preço ainda não foi anunciado. Para se ter ideia, ela custa US$ 10.799 (cerca de R$ 58 mil) nos Estados Unidos.

Honda XR 300L Tornado

Exibida também durante o Festival Interlagos, a moto surgiu apenas para um “primeiro contato com o público”. Detalhes como preço, data de lançamento e até as especificações técnicas serão informados apenas em julho, época do seu lançamento oficial.

O que se sabe é que o modelo terá motor monocilíndrico de quatro tempos de 293,5 cc, refrigerado a ar, com 24,5 cv de potência e chassi semi berço duplo em aço. O conjunto é o mesmo da nova Sahara.

você pode gostar também