SUV do Playstation? Sony pretende deixar a Tesla comendo poeira
Em parceria com a Honda, Sony pretende lançar três modelos eletrificados para competir diretamente com a marca de Elon Musk.
Elon Musk que se prepare: o mercado de eletrificados deve se tornar ainda mais competitivo nos próximos anos. Isso porque, a Afeela, uma joint venture da Sony com a Honda, pretende lançar uma linha de veículos elétricos, sendo um sedã, um SUV e outro compacto. A expectativa é que os modelos estejam no mercado até o fim da década de 2020 e o objetivo é competir diretamente com a Tesla nos Estados Unidos.
Os planos em conjunto entre a Sony e a Honda vieram à tona ainda em 2022, com a joint venture Sony Honda Mobility. Já o primeiro fruto da parceria foi apresentado na feira CES, no ano passado: um sedã eletrificado, repleto de tecnologia e bem espaçoso.
Futuro
Este é um dos três modelos que serão comercializados a partir da marca Afeela e deve estar disponível já em 2025. Em seguida, a marca pretende lançar, em 2027, um SUV e, no ano seguinte, um carro compacto e de valor acessível.
Para que tudo isso seja possível, os três modelos da Afeela usam a mesma plataforma. Contudo, o SUV deverá vir equipado com mais tecnologia que o sedã. Para o compacto, o chamariz é o preço mais baixo e um tamanho parecido ao do Toyota Corolla e ao Volkswagen Golf.
Tecnologia
Ainda se tratando do compacto, ele trará componentes partilhados já existentes em outros modelos da Honda. Quando se fala em tecnologia, a Sony trabalha ao lado de marcas como, por exemplo, a Microsoft para a criação de um assistente de voz a partir do uso de Inteligência Artificial.
Além disso, há uma enorme expectativa acerca do sistema de infoentretenimento. Isso porque, espera-se que haja games disponíveis aos passageiros a partir de uma parceria com a Epic Games.
Ainda não há muitas especificações técnicas dos modelos. No entanto, já se sabe que o sedã terá a capacidade de produzir, com seus dois motores, uma potência de 480 cv.