SUV mais barato do Brasil? Citroën Basalt adota motor para cumprir missão

Utilitário esportivo da marca francesa recebe motor 1.0 Firefly para ocupar o posto de mais barato da categoria no país.

Com estreia prevista entre agosto e setembro, o Citroën Basalt tem grandes chances de se tornar o SUV mais barato do Brasil. Isso será possível a partir de uma mudança na motorização do modelo, que ganhará um propulsor bastante conhecido pelos brasileiros.

Segundo o UOL Carros, a marca equipará o SUV cupê com o motor 1.0 Firefly aspirado, presente em modelos como Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208. Também haverá versões com propulsor 1.0 Turbo Flex 200.

Com linhas bonitas e bom espaço interno, o modelo tem um porta-malas com capacidade próxima de 490 litros. A distância entre-eixos é a mesma do C3 Aircross, 2,67 metros.

O novo Basalt é parte do programa C-Cubed, por meio do qual a montadora francesa também desenvolveu os outros veículos. Seu preço pode ficar entre R$ 90 mil e R$ 100 mil, posicionando-se como um rival para os sedãs 1.0, como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e até Fiat Cronos.

Considerando que os clientes brasileiros estão abandonando os sedãs tradicionais, modelos com carroceria cupê vêm ganhando destaque no mercado. Nesse contexto, o Basalt pode ser uma opção para os motoristas que não querem pagar tanto por Nivus ou Fastback.Para conseguir manter os preços controlados, a Citroën deve apostar em elementos mais simples, como rodas de aço com calotas, quadro de instrumentos igual ao do C3 e vidros manuais nas portas traseiras.

Motorização e versões

O motor 1.0 Firefly entrega a mesma potência e torque do C3, sendo 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,7 kgfm com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. Já o Turbo 200 faz até 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, e torque de 20,4 kgfm com os dois combustíveis. A transmissão é automática CVT com simulação de sete marchas.

O Citroën Basalt será comercializado em quatro versões: Live 1.0, Feel 1.0, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. Na opção mais básica, ele virá de série com airbags frontais, ar-condicionado, direção elétrica, central multimídia com tela de 10 polegadas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.

A configuração 1.0 Feel deve adicionar airbags laterais, rodas de liga-leve de 16 polegadas, quadro de instrumentos digital e vidros elétricos traseiros.

você pode gostar também