Taos 2024 baixa os preços para competir com rivais chineses; vale a pena investir?
Veículo da Volkswagen ainda peca por não atualizar o design, mas passou por atualizações tecnológicas que podem ajudar no mercado de veículos novos.
O Volkswagen Taos precisou se readequar no mercado para se manter competitivo em 2024. Com as vendas cada vez mais equilibradas, as fabricantes e montadoras precisam apelar para a criatividade se quiserem se manter competitivas.
No caso do Taos, o SUV médio da Volks tem como grande desafio a concorrência das marcas chinesas. Isso porque as empresas asiáticas são muito competitivas quando o assunto é preço, o que representa um diferencial.
Com isso, a Volkswagen conseguiu diminuir um pouco o valor do seu SUV para este ano. Assim, está cerca de R$ 6 mil mais barato, fixando-se em R$ 205.980 na versão mais básica.
Mesmo com esse preço, não deixa de ser um carro restritivo e voltado para poucos privilegiados. Aliás, assim como a maioria dos carros novos no Brasil atualmente.
Taos tem poucas mudanças visuais
Talvez o maior problema do Taos seja o design. Não que o carro deixe a desejar nesse quesito, mas é que teve poucas mudanças desde o seu lançamento, há quatro anos.
Então, os consumidores mais exigentes podem optar pelos concorrentes. Além dos chineses, o veículo da Volks também disputa mercado com veículos como o Jeep Compass e o Corolla Cross, da Toyota. Isso sem contar os chineses, cada vez mais incisivos no mercado.
Contudo, o conforto interno e o amplo espaço para os ocupantes são diferenciais. Com isso, a Volks aposta forte que o seu SUV poderá lutar contra os concorrentes, pelo menos durante 2024.
Outro ponto é o consumo, bastante razoável quando o assunto é gasolina. No momento, faz cerca de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Já no etanol, ficou abaixo do esperado, fazendo cerca de 6,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada.
Veículo pronto para o mercado
Embora o visual não tenha mudado, assim como o motor, o Taos teve diversas outras melhorias internas. Além disso, mesmo sem outras mudanças, continua interessante quanto ao desempenho.
Assim, as atualizações do sistema do carro, somadas ao bom desempenho do motor, colocam-no como um forte concorrente. Apesar de não passar por grandes transformações, continua forte no mercado de SUV.
Até porque, quando o assunto é aceleração, o carro faz bonito e mostra muita potência. Então, mesmo sem atualizações, continua bom como os demais.
Enfim, o Taos é uma aposta forte da Volkswagen para 2024. Mas já se sabe também que precisará passar por mudanças em 2025 para continuar forte na disputa com os concorrentes.