Tecnologia revolucionária da Bosch pode dar fim aos pedais dos carros

Multinacional de engenharia cria sistema de freios e volante sem ligações mecânicas que não compromete a segurança.

O avanço da indústria automotiva na última década é algo inegável, apesar de o sistema usado para dirigir um carro não ter evoluído quase nada com o passar dos anos. Ele continua baseado em um volante para controlar a direção e pedais para acelerar e frear, às vezes com e outras sem embreagem.

A Bosch quer revolucionar a maneira como os motoristas conduzem seus veículos e transformar o funcionamento desses elementos. A ideia foi apresentada no centro de desenvolvimento e pesquisa da empresa em Renningen, na Alemanha, durante o Tech Day 2024.

Por meio da substituição de sistemas mecânicos por eletrônicos, que leem as informações a partir de sensores, as novidades surgem com a intenção de simplificar a direção, a aceleração e a frenagem.

No caso da direção, por exemplo, o plano é sumir com coluna de direção, pinhão, cremalheira e deixar apenas sensores e atuadores no volante e na caixa de direção. O motorista só precisará enviar a solicitação e deixar o trabalho de direcionamento das rodas com o atuador, que também será responsável por criar uma sensação física de condução.

Buracos, sulcos e outros sinais poderão ser amortecidos, filtrados ou até amplificados pela nova tecnologia, visando aprimorar a percepção do condutor e reduzir o desconforto de rodar em ruas com muitas imperfeições.

Foto: Shutterstock

Freios elétricos da Bosch

Assim como o sistema mencionado acima, os freios do futuro da Bosch dispensam a conexão mecânica em benefício de um equipamento também elétrico. No lugar do conjunto hidráulico, o movimento do motorista no pedal será captado por sensores que transmitem a informação aos atuadores que, por sua vez, acionam o freio.

Os freios by wire desenvolvidos pela empresa possuem dois tipos de pedal, o primeiro deles bem parecido com os tradicionais, mas com o curso cerca de 2 cm menor. O plano aqui é exigir menos força durante a pressão.

Já o segundo é mais ousado e fica praticamente fixo, com amplitude de apenas 0,4 cm para o movimento. Essa variação de pedal de freio capta a força de frenagem com mais precisão e faz a dosagem necessária para a ocasião. As novidades serão oferecidas para as fabricantes a partir de 2026, segundo a Bosch.

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