Tem uma na garagem? 5 marcas de motos antigas que sumiram e valem uma fortuna

Algumas marcas de motos clássicas se tornaram verdadeiras joias e valem uma fortuna atualmente. Saiba quais são:

Nem sempre é preciso muito para que um famoso fabricante de automóveis passe do boom à falência. Às vezes, é tão simples quanto uma decisão errada da administração ou uma falha em antecipar uma mudança no mercado.

Noutros casos, os fabricantes de automóveis são vítimas do seu próprio sucesso, comprando empresas mais pequenas apenas para perceberem que não têm recursos para gerir múltiplas marcas.

As mesmas histórias podem ser encontradas tanto na indústria automobilística quanto na de motocicletas, e o resultado é quase sempre o mesmo: marcas reverenciadas são levadas à falência, deixando os entusiastas lamentando sua perda.

No entanto, ser despedido nem sempre significa o fim de uma marca. Às vezes, ele é comprado anos ou mesmo décadas depois e ressuscitado com sucesso. Exemplos recentes incluem a Norton Motorcycle Company, agora propriedade da TVS, ou BSA, que foi trazida de volta à vida pela Mahindra em 2021.

Reunimos algumas marcas de motocicletas clássicas de décadas passadas que não existem mais, mas que achamos que são ótimas candidatas para o renascimento. Alguns estão atualmente nas mãos de proprietários que planejam trazê-los de volta, enquanto outros parecem extremamente improváveis ​​de retornar no futuro próximo, ou nunca.

Ariel

Ariel pode ser mais conhecida hoje como a fabricante do carro esportivo Atom, mas muito antes de a empresa ressuscitar em sua forma atual, ela era uma das fabricantes de motocicletas mais influentes da Grã-Bretanha.

A empresa originalmente produzia bicicletas, mas sua primeira motocicleta foi lançada em 1901. Após um lançamento bem-sucedido, a empresa continuou o desenvolvimento de sua linha de motocicletas até que a eclosão da Primeira Guerra Mundial viu a empresa passar a produzir bicicletas para o Exército Britânico.

A produção de motocicletas Ariel continuou ao longo dos anos 50 e 60, mas no final daquela década, o aumento da concorrência do Japão reduziu a demanda por motocicletas britânicas como um todo.

Sob a propriedade da BSA, anteriormente a maior fabricante de motocicletas do mundo, Ariel deu continuidade às placas de identificação Red Hunter e Square Four, e suas substituições nunca se tornaram tão populares. A Ariel foi fechada no final dos anos 60, sendo relançada como montadora em 1999.

Laverda

Originalmente especializada em máquinas agrícolas, a marca italiana Laverda passou a produzir motocicletas após a Segunda Guerra Mundial. A economia do país estava em más condições e os trabalhadores precisavam de transporte barato e confiável – Laverda viu uma oportunidade e lançou uma motocicleta de 75 cc para atender a esse mercado emergente.

A produção destas pequenas motocicletas continuou até a década de 1960, quando a diminuição da procura devido à ascensão do mercado automóvel interno italiano significou que era necessária uma mudança de táctica.

O filho do fundador de Laverda convenceu seu pai a se dedicar à fabricação de motos maiores e mais rápidas, com a empresa lançando um novo modelo de 654 cc em 1968. A mudança provou ser um sucesso e, na década seguinte, Laverda continuaria a se desenvolver cada vez mais rápido e bicicletas mais potentes, ganhando reconhecimento internacional no processo.

A Slater Brothers, importadora britânica de motocicletas, ajudou a criar um dos modelos mais famosos da empresa ao modificar um modelo de 1000 cc com peças de corrida para criar o Jota de 90 cavalos.

Estava entre as motocicletas mais rápidas na estrada quando foi lançada em 1976, mas também provou ser confiável. Infelizmente, o pequeno volume de vendas da Laverda significava que lhe faltavam os fundos de desenvolvimento para acompanhar marcas maiores, e acabou por ficar sem dinheiro em 1986.

A marca foi relançada nos anos 90, mas as suas motos foram consideradas ruins e faliram alguns anos após ser ressuscitado. A marca é hoje propriedade da Aprilia, mas permanece inativa por enquanto.

Maserati

Continua sendo um fato pouco conhecido entre os entusiastas, mas a montadora Maserati compartilhou brevemente seu nome e logotipo com um fabricante de motocicletas, devido a um erro legal.

A lacuna resultou da divisão da empresa de produção Maserati em várias empresas menores e legalmente distintas na década de 1950. Um erro no processo legal concedeu acidentalmente à empresa de fabricação de velas de ignição da Maserati os direitos de uso do nome Maserati e do logotipo Trident, e o novo proprietário da empresa foi rápido em aproveitar ao máximo a marca.

A empresa prontamente comprou um pequeno fabricante de motocicletas e começou a vender motocicletas pequenas e baratas sob o nome Maserati. Graças aos grandes sucessos de corrida da marca automóvel Maserati, as motos Maserati rapidamente se tornaram populares em Itália e até foram lançadas em determinados mercados internacionais.

No entanto, os problemas financeiros que assolaram o proprietário da empresa significaram o fim da marca de curta duração, com a última moto Maserati a ser produzida em 1960.

Excelsior-Henderson

Reviver uma marca histórica pode ser uma tarefa extremamente dispendiosa. Os proprietários da marca Excelsior-Henderson descobriram isso da maneira mais difícil na década de 1990, desenvolvendo um cruzador rival da Harley que estreou em produção em 1998.

Chamado de Super X, atraiu um burburinho considerável, acumulando uma rede nacional de revendedores e fechando para 2.000 vendas em seu primeiro ano. No entanto, a marca ficou sem dinheiro enquanto tentava aumentar a produção, sendo forçada a declarar falência um ano depois.

O nome Excelsior-Henderson já tinha uma herança histórica, sendo dois fabricantes de motocicletas separados que foram fundidos pela empresa-mãe Schwinn no final da década de 1910. Ao longo da década de 1920, o fabricante construiu uma reputação de fabricar bicicletas de qualidade, mas a Grande Depressão revelou-se um golpe fatal, com Schwinn a abandonar a marca em 1931.

Após a ressurreição fracassada nos anos 90, os direitos do nome da empresa foram oferecidos em leilão em 2018, embora o lance final para o lote tenha ficado aquém da reserva de US$ 1,9 milhão e, portanto, não tenha sido vendido. Pouco depois, o conglomerado industrial indiano Bajaj revelou que tinha comprado os direitos do nome, registando marcas que pareciam indicar um renascimento iminente. Até o momento, no entanto, nenhum plano adicional foi revelado.

NSU

O fabricante alemão NSU é mais conhecido por muitos entusiastas de automóveis como o fabricante do pioneiro, mas defeituoso, Ro80 com motor rotativo. Antes do seu desastroso empreendimento rotativo, no entanto, passou várias décadas como um dos maiores fabricantes de motos da Europa.

Depois das suas fábricas terem sido severamente danificadas na Segunda Guerra Mundial, a recuperação da NSU para recuperar o seu lugar como uma das marcas de motos mais vendidas foi ainda mais notável. Em meados dos anos 50, a marca vendia cerca de 300 mil motocicletas por ano.

Além de produzir motocicletas em um volume sem precedentes, a NSU também acumulava vitórias nas corridas, conquistando cinco títulos de campeonatos mundiais. Em 1956, uma NSU se tornou a motocicleta mais rápida do mundo, atingindo 340 km/h em Bonneville Salt Flats nas mãos de Wilhelm Herz.

Ao mesmo tempo, porém, as vendas das motocicletas de uso diário da marca diminuíam, à medida que os compradores alemães mudavam cada vez mais para os carros. Isto levou à mudança malfadada da NSU para a produção de automóveis, com as perdas financeiras que se seguiram tão significativas que levaram efectivamente à falência da empresa, forçando-a a fundir-se com a Auto Union e a tornar-se uma subsidiária do Grupo VW.

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