Terror da Porsche e BMW: Chevrolet Blazer EV chega ao Brasil com sistema do Google
Modelo apresentado para GM iniciará vendas em meados de setembro/outubro. Preço ainda não foi divulgado.
O Chevrolet Blazer EV acaba de ser oficialmente apresentado ao Brasil pela General Motors, que promete iniciar as vendas do SUV elétrico entre setembro e outubro. O modelo chega para disputar espaço com modelos premium como Porsche Macan e BMW iX3.
A montadora decidiu trazer apenas a versão topo de linha do carro, a RS, cujo preço ainda não foi anunciado. Essa variante tem uma pegada esportiva e por isso carrega a pretensão de bater de frente com os famosos iX3 e Macan, mesmo que a opção elétrica do SUV da Porsche ainda não tenha chegado ao mercado brasileiro.
Equipado com o único motor elétrico instalado no eixo traseiro, o Blazer EV RS gera até 347 cv de potência e 44,9 kgfm de torque máximo. A velocidade máxima é de 190 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,8 segundos, de acordo com a marca.
Pelo padrão do Inmetro, a bateria de 102 kWh garante autonomia de 481 km por carga completa.
“Este é um momento histórico para nossa empresa, que se prepara para celebrar 100 anos de atividades no Brasil. Estamos focados na mobilidade sustentável e o Blazer EV inaugura um novo patamar tecnológico entre os elétricos. Outras importantes novidades estão por vir”, destacou Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul.
Nova plataforma e serviços do Google
Foto: Divulgação/Chevrolet
Uma das grandes novidades do SUV é a estreia da Ultium, uma plataforma modular que será a base dos futuros carros elétricos de todas as marcas do grupo GM. A arquitetura é extremamente flexível, facilitando sua aplicação em diferentes configurações de carroceria ou sistemas de motores, tração e bateria.
Já a surpresa interna do Blazer EV fica por conta do Google Built-in, novo sistema para carros da gigante da tecnologia que integra Google Assistant, Google Maps e Google Play. Com ele, o motorista pode acessar vários aplicativos e funcionalidades sem precisar de um celular para a projeção.
O sistema será acoplado a uma nova geração de multimídia com tela de 17,7 polegadas que oferece outros tantos recursos, como a criação de perfis diferentes e comunicação com casas conectadas.
“O fato de carros mais modernos contarem com internet própria e arquitetura eletrônica mais evoluída, transforma em tendência sistemas que ofereçam uma experiência de conectividade mais completa e personalizada para o consumidor e com maior possibilidade de integração com o automóvel, algo limitado de fazer com smartphone”, disse Plinio Cabral, diretor Engenharia Elétrica da GM América do Sul.
O preço do Chevrolet Blazer EV ainda não foi confirmado, mas seus rivais BMW e Porsche custam perto de meio milhão de reais. Certamente ele ficará bem acima do Bolt EUV, que tem preço sugerido de R$ 279 mil.