Teste de segurança revela problemas no Jeep Avenger do Brasil
Avaliado pelo Euro NCAP, Jeep Avenger obtém apenas 3 estrelas em segurança, surpreendendo negativamente a Stellantis.
A nova avaliação de segurança realizada pelo Euro NCAP trouxe resultados desapontadores para alguns lançamentos europeus. Entre os principais avaliados, o Jeep Avenger se destacou negativamente ao alcançar apenas 3 estrelas das 5 possíveis.
O desempenho gerou algumas preocupações, especialmente considerando que concorrentes diretos conseguiram pontuações superiores.
O resultado obtido pelo Avenger foi especialmente decepcionante para a montadora, já que o modelo havia sido recentemente nomeado Carro Europeu do Ano de 2023.
No entanto, os testes de impacto não refletiram esses elogios, revelando fragilidades em diversas áreas de segurança.
Desempenho fraco nos testes
O SUV da Jeep obteve 79% na proteção para ocupantes adultos, 70% para ocupantes infantis, 59% para usuários vulneráveis da estrada e 53% em assistência de segurança. Esses números foram inferiores aos de concorrentes, que alcançaram a classificação máxima.
Os relatórios indicaram “proteção torácica ruim para uma criança de 10 anos” em impacto lateral e ausência de “sistema de detecção de presença de criança”, comum em outros modelos. Além disso, o modelo falhou em vários testes de prevenção de colisões envolvendo pedestres e ciclistas.
A sinalização de áudio do sistema de alerta de colisão frontal foi considerada “ineficaz”, embora a Stellantis prometa uma atualização para corrigir o problema. Esses pontos contribuíram para a classificação desfavorável do Avenger.
Comparação com outros modelos
A nova geração do Dacia Duster também decepcionou, recebendo apenas 3 estrelas. O modelo obteve 70% de proteção de ocupantes adultos, 84% para ocupantes infantis, 60% para usuários vulneráveis da estrada e 57% para assistência de segurança.
A marca foi criticada por rejeitar tecnologias de segurança ativa em favor da acessibilidade.
Por outro lado, modelos como Audi Q6 e-tron, Ford Explorer, XPENG G6 e Subaru Crosstrek/Impreza conquistaram 5 estrelas. Em uma posição intermediária, Renault Symbioz e Captur conseguiram 4 estrelas.
Os resultados apontam a necessidade de aprimoramento contínuo na segurança dos veículos. A Stellantis, agora ciente das falhas do Avenger, precisará trabalhar intensamente para atender aos rigorosos padrões do Euro NCAP e a avaliação servirá como catalisador para melhorias futuras.