Teve problemas para atualizar o CRLV 2024? Detran explica o que fazer
Motoristas com dificuldades em atualizar o licenciamento reclamam e recebem resposta do Departamento de Trânsito.
Proprietários de veículos registrados no Rio de Janeiro têm reclamado nos últimos dias sobre dificuldades para atualizar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em 2024. Segundo os relatos, o problema existe mesmo quando já estão quitados todos os débitos, como IPVA e multas atrasadas.
Em resposta às queixas, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) explicou os motivos para a demora na atualização do sistema do licenciamento.
Ao site Portal do Trânsito, o órgão informou que a plataforma para emissão do CRLV está passando por adequações para ajuste de demanda e que “o acesso ao documento 2024 estará disponível no prazo máximo de 15 dias”.
O Detran-RJ afirmou ainda que o usuário proprietário não será prejudicado ou punido, já que o documento referente ao ano passado ainda é válido. “Motoristas com o licenciamento anual 2023 em dia não encontrarão problemas para circular com seu veículo, uma vez que este documento tem validade pelo menos até o fim de maio deste ano”, disse em nota.
O prazo para emissão do CRLV no Rio vai até o dia 31 de maio para veículos com final de placa 0, 1 e 2; e até 30 de junho para placas terminadas em 3, 4 e 5. A data limite para chapas com final 6, 7, 8 ou 9 é 31 de julho. O licenciamento de 2023 continua válido até a data de vencimento para os primeiros condutores.
Quitação de débitos
Ainda sobre a regularização dos motoristas, a autoridade de trânsito lembra que o cidadão precisa quitar integralmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e multas vencidas para obter o licenciamento 2024, seguindo determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Também é preciso pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT).
“Veículos a gás precisam fazer a vistoria anual do GNV. Veículos de carga, de transporte escolar e de transporte coletivo de passageiros devem fazer a vistoria veicular”, acrescenta o Detran-RJ.
Vale destacar que não há mais emissão do CRLV em papel moeda, somente em versão digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Se preferir, o motorista tem a opção de fazer o download do documento na ferramenta e imprimi-lo.
*Com informações do Portal do Trânsito.