Tinta revolucionária da Nissan reduz em até 12 graus a temperatura do carro
Tinta foi criada em parceria com a chinesa Radi-Cool, fabricante de produtos de resfriamento radiativo.
A escolha dos materiais usados na fabricação de veículos deve ser pensada com cuidado pelos profissionais para garantir a segurança necessária, mas também conforto para os ocupantes. Para aliviar a temperatura da cabine nos dias mais quentes, a Nissan anunciou a invenção de uma tinta especial.
O novo produto foi desenvolvido em parceria com a chinesa Radi-Cool, especialista em produtos de resfriamento radiativo, e tem uma espessura cerca de seis vezes superior à das tintas convencionais. Ele é feito com materiais sintéticos, os metamateriais, que carregam propriedades inexistentes na natureza.
Dois tipos de micropartículas que conseguem reagir à luz são usados como base da coloração, sendo que um deles reflete raios infravermelhos e o outro produz ondas eletromagnéticas direcionadas para a atmosfera.
Essas características fazem com que o calor seja dissipado do veículo com mais rapidez e eficiência.
Nissan faz testes com tinta que reduz temperatura do carro
(Foto: Alejandro M. Ferrer/Shutterstock)
Segundo a montadora, a “tinta fria” reduz a temperatura da superfície do carro em até 12ºC em relação a outros modelos, o que deixa a cabine até 5ºC mais fria.
O teste para demonstração da tecnologia foi realizado com dois veículos estacionados sob o sol. A prova envolveu um Nissan NV100 que circulou pelo Aeroporto de Haneda, na capital do Japão, onde as altas temperaturas têm batido recordes nos últimos anos.
Fora da indústria automotiva, essa tecnologia é usada com bastante frequência em edifícios na tentativa de manter a sensação térmica mais confortável para os ocupantes.
Ao trazê-la para os veículos, um possível benefício é a redução no uso do ar-condicionado, que utiliza gases nocivos ao meio ambiente.
“Meu sonho é criar carros mais frios sem consumir energia. Isso é especialmente importante na era dos veículos elétricos, onde o ar-condicionado ligado no verão pode ter um impacto considerável no estado da carga”, destaca Susumu Miura, gerente do Nissan Research Center.
Em desenvolvimento desde 2021, a tinta “resfriadora” ainda não está pronta para o uso comercial em larga escala, especialmente por conta de sua espessura grossa. Outros problemas com aplicação e finalização já foram resolvidos pela marca.