Todos adoram, mas “cheiro de carro novo” pode ser cancerígeno, alerta estudo
Esse cheiro de carro novo é uma mistura de moléculas conhecidas como compostos orgânicos voláteis.
Comprar um carro zero é sempre uma boa sensação, e outro fator que muitos apreciam é o cheiro de carro novo. Alguns consideram-no agradável e até reconfortante, trazendo uma sensação de bem-estar. Apesar do sentimento despertado pelo odor, esse aroma pode esconder alguns riscos potenciais.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia Riverside, ela aponta que o cheiro característico dos carros novos pode conter substâncias tóxicas e até mesmo cancerígenas para os seres humanos. O estudo, liderado por Aalekhya Reddam e David C. Volz, focou em identificar os componentes químicos presentes nos gases que respiramos quando um carro novo é utilizado, assim como o tempo de exposição a essas substâncias prejudiciais.
Os resultados da pesquisa indicaram que os gases, especialmente o benzeno e o formaldeído, podem ser tóxicos quando inalados por mais de 20 minutos consecutivos. Utilizando dados de outros estudos sobre o tema, os pesquisadores identificaram as substâncias que compõem esse aroma específico, provenientes do interior dos veículos.
É importante ressaltar que, apesar de o benzeno e o formaldeído serem conhecidos por serem cancerígenos, isso não significa que terão efeitos negativos imediatos na saúde das pessoas. A gravidade dos riscos depende do tempo de exposição à substância e da quantidade de gás liberada pelos materiais presentes no interior do veículo, que pode variar de um carro para outro.
O que é o “cheiro de carro novo”?
Esse cheiro de carro novo não é uma fragrância específica, mas sim uma mistura de moléculas conhecidas como compostos orgânicos voláteis. Eles são liberados durante o processo de fabricação do veículo.
Esse aroma vem de uma combinação de plásticos, tecidos, adesivos, limpeza, pintura, carpete, couro e tratamentos de vinil. Porém, esse cheiro se dissipa do veículo alguns meses após a fabricação.
As montadoras investem significativamente na criação do aroma dos seus carros, contratando especialistas em fragrâncias para garantir que os clientes se sintam emocionalmente conectados através do olfato.
Não é coincidência que todos os modelos de uma mesma marca tenham um cheiro semelhante, pois isso faz parte da estratégia de marketing e branding das empresas.