Todos os postos da Petrobras sairão do Brasil até 2029; entenda
Com a privatização da BR Distribuidora, contrato que autoriza a utilização da marca pela Vibra Energia não será renovado.
Os postos da BR Distribuidora, empresa de distribuição de combustíveis da Petrobras, deixarão de existir a partir de junho de 2029. A questão está ligada ao processo de privatização da empresa pela Vibra Energia, que tem o direito de usar a marca até o fim do prazo mencionado.
O acordo feito na época da venda dos negócios de distribuição de combustíveis pela petrolífera brasileira previa a possibilidade de renovação no contrato de direito de uso, mas isso não ocorreu. Em janeiro, a Petrobras comunicou ao mercado que notificou a Vibra sobre a falta de interesse na prorrogação.
“A Petrobras informa que, na data de ontem (9/1), notificou a Vibra Energia S.A. que não tem interesse em prorrogar o prazo de vigência nos termos do atual contrato de licença de uso de marcas da companhia, que se iniciou em 28 de junho de 2019 e se encerrará em 28 de junho de 2029”, informou.
Segundo a companhia, a decisão “permitirá a eventual avaliação de novas estratégias de gestão de marca e oportunidades de negócios”.
A Vibra Energia declarou que a decisão de não renovar o uso da marca BR a partir de 2029 já estava prevista nos planos de médio e longo prazo.
“Tal comunicação não gera qualquer mudança na estratégia da companhia em relação aos seus revendedores e clientes em geral”, disse a empresa em fato relevante divulgado ao mercado no dia seguinte.
Futuro da marca pós-privatização
Imagem: Divulgação/Petrobras
A BR Distribuidora foi vendida em julho de 2019, quando a Petrobras deixou de ser a maior acionista da companhia e seu capital privado aumentou. A petroleira recebeu R$ 9,6 bilhões na primeira negociação, que foi seguida de uma nova oferta de ações em junho de 2021, quando se desfez dos 37,5% restantes.
A Vibra tem mais de 8.200 postos de combustíveis no Brasil e cerca de 22,5% de participação no mercado total, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O futuro da rede de postos atualmente associados à Petrobras será diretamente influenciado pela nova identidade visual e estratégia de marca da empresa após o fim do contrato.