Toyota e Suzuki desenvolverão um SUV para mercados emergentes

Seria um Suzuki B-SUV, mas com tecnologia e produção a cargo da Toyota, visando competir com o Hyundai Creta e o Kia Seltos, entre outros.

Apesar de ter em sua gama o pioneiro entre os SUVs, o RAV4, a Toyota demorou a pousar nos segmentos mais populares onde outras marcas rapidamente assumiram a liderança, como a Ford na época com o EcoSport ou agora a Volkswagen com o Nivus e o T-Cross.

Mas, finalmente, a marca japonesa reagiu e quer recuperar o tempo perdido: para a Europa desenvolveu o Yaris Cross e para alguns mercados asiáticos o Raize, também comercializado como Daihatsu Rocky. E não será o único, já que a empresa vai estender o contrato com a Suzuki, neste caso para desenvolver um SUV híbrido de baixo custo.

Como muitos vão pensar, o principal país que terá como alvo será a Índia, mas também será um produto global, com foco em mercados emergentes. O Raize não atende a essas características? Em parte sim, embora não seja propriamente o que ambas as marcas procuram, mas seria uma Suzuki com tecnologia Toyota, o que parece lógico uma vez que a filial indiana da Suzuki (Maruti) já tem vários produtos deste tipo e o modelo criado em conjunto com a Toyota terá como objetivo principal a eletrificação.

Segundo a Time of India, o projeto será justamente um Suzuki-Maruti produzido em uma fábrica da Toyota e terá como objetivo competir com os Hyundai Creta, Kia Seltos e Volkswagen Taigun, veículos que ultrapassam os 4 metros de comprimento.

A ideia é que seja um veículo com maior valor agregado – com mais tecnologia – mas com custo menor que um Yaris Cross, o que deixará uma margem de lucro maior para as duas marcas. Vale lembrar que nesse mercado, no nicho de 4 metros, a Toyota vende o Urban Cruiser, que na verdade é um Maruti Brezza.

Por outro lado, segundo o jornal alemão Automobilwoche, o SUV terá um alcance maior do que o mercado indiano: como o Etios, nascido no país asiático, sua produção e comercialização alcançarão muitos outros países da Ásia e da América Latina.

Assim, juntando-se aos boatos que circulam, seria um B-SUV com design, tecnologia e mecânica híbrida inspirado no Yaris Cross mas construído sobre uma plataforma mais simples: em vez do TNGA-B, seria utilizado o DNGA, que é uma arquitetura derivada da anterior, mas projetada para produtos Daihatsu de baixo custo. Não seria necessário esperar muito pela sua apresentação, pois estima-se que seja apresentado no segundo semestre de 2022.

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