Toyota registra Yaris Cross no Brasil; confira todas as novidades

Lançamento do SUV compacto no país fica mais próximo com seu registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

O lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil está cada vez mais próximo de ocorrer. Na última terça-feira (7), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o registro que garante por lei a patente do novo carro da montadora japonesa. Mesmo assim, a marca não confirma a estreia do modelo no país de forma oficial.

Ao anunciar uma nova rodada de investimentos de R$ 11 bilhões no mercado brasileiro, a empresa disse apenas que a produção de um SUV compacto será iniciada em 2025, mas não confirmou seu nome.Apesar da falta de confirmação, tudo leva a crer que o escolhido foi o Yaris Cross, que ficará posicionado abaixo do Corolla Cross.

O que esperar do Yaris Cross

O documento do Inpi contém a carroceria definitiva do Yaris Cross e uma série de outros detalhes, como faróis, lanternas, grade dianteira e painel. A direção do modelo registrado está do lado direito, mas é possível observar que ele terá freio de estacionamento eletrônico, assim como no modelo asiático e no chileno.

Fabricado sobre a plataforma DNGA, o SUV compacto será vendido em versões com motor 1.5 flex a combustão e 1.5 híbrido flex. O segundo é uma atualização do propulsor aspirado dos Yaris nacionais, com melhorias pontuais de eficiência térmica e possibilidade de adoção do sistema start-stop.

A opção flex gera 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina no modelo da Ásia, sempre atrelada a um câmbio CVT com simulação de marchas. Já a variante híbrida desenvolve 91 cv e 12,3 kgfm, ou 111 cv com gasolina quando o motor é combinado ao propulsor elétrico de tração. O câmbio é do tipo transeixo.

Embora o acabamento interno seja simples, o Yaris Cross oferece um quadro de instrumentos parcialmente digital e uma central multimídia flutuante com conexão para Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, além do freio de estacionamento eletrônico, que ainda não equipa o Corolla e o Corolla Cross. Outro diferencial é o teto solar panorâmico.

Já a lista de itens de segurança do SUV inclui seis airbags, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa.

Brasileiro terá que esperar

O início da produção do modelo estava previsto para dezembro de 2024, mas a montadora confirmou o adiamento para o começo de 2025. Apesar do registro, o cronograma está atrasado, considerando que o presidente regional da marca, Rafael Chang, havia confirmado a primeira data.

Tudo indica que o atraso é resultado da polêmica denúncia de fraude nos testes de segurança do modelo na qual esteve envolvida a Daihatsu, subsidiária asiática da Toyota responsável pelo projeto global do carro.

A produção brasileira do Toyota Yaris Cross ocorrerá em Sorocaba, interior de São Paulo, como parte do investimento de R$ 1,7 bilhão. Os valores também serão usados para a nacionalização do motor híbrido flex do SUV, com produção em Porto Feliz (SP).

você pode gostar também