‘Toyota SW4’ chinês com motor diesel será produzido no Brasil
GWM planeja fabricação do Haval H9 no Brasil a partir de 2026, com motor derivado da picape Poer.
Após superar alguns obstáculos, a GWM está prestes a dar um importante passo no mercado brasileiro com a abertura de sua fábrica em Iracemápolis, São Paulo. O início dessa empreitada está marcado para junho deste ano.
A produção inicial incluirá a linha Haval H6, que começará em agosto. Em 2026, a caminhonete Poer ganhará uma versão nacional com motor a diesel.
O terceiro modelo a ser fabricado no Brasil não será o esperado Haval H4, mas sim um SUV 4×4 de grande porte. Durante a visita à sede da GWM na China, executivos da empresa revelaram que este modelo será o Haval H9, com base na mesma plataforma da Poer, equipado com carroceria sobre chassi de longarina.
Haval H9: dimensões e motorização
O Haval H9 é um SUV robusto, disponível em configurações de cinco e sete lugares. Ele se destaca por suas dimensões expressivas, medindo 5,07 metros de comprimento, 2,85 m de entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura.
Comparado ao Toyota SW4, o Haval H9 é significativamente maior.
Foto: Divulgação/GWM
Especificações do motor
Equipado com um motor 2.4 turbodiesel, o Haval H9 promete uma potência de 186 cv e um torque de 48,9 kgfm em outros mercados. No entanto, a GWM está revisando essas especificações para o mercado brasileiro, esperando entregar números ainda maiores.
O câmbio será automático de nove marchas, com tração 4×4 e diferenciais blocantes.
Tecnologia e segurança
O SUV Haval H9 virá com um pacote tecnológico avançado, incluindo quadro de instrumentos digital, central multimídia de 15 polegadas e comando de voz assistido por inteligência artificial. Recursos de segurança como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo também estarão presentes.
A expectativa é de que a produção do Haval H9 no Brasil comece no segundo semestre de 2026, sem importação prévia. Os preços estimados estão entre R$ 350 mil e R$ 400 mil.
Resta saber se a GWM manterá o nome Haval H9 ou optará por integrá-lo à linha Tank, famosa por seu enfoque off-road.