Toyota Yaris recebe uma estrela no Latin NCap
Infelizmente, o Yaris obteve apenas uma estrela, o que gerou críticas da agência e pedido de melhorias urgentes.
Retomando sua periodicidade depois que a pandemia Covid-19 atrasou a realização dos testes e a publicação dos relatórios usuais, o Latin NCAP divulgou os resultados de novos testes.
Infelizmente, o Yaris obteve apenas uma estrela, o que gerou críticas da agência e pedido de melhorias urgentes, demonstrando também as diferenças nas configurações dos equipamentos de acordo com o mercado que são comercializados.
O hatchback e o sedã do segmento B que alcançaram 4 estrelas para ocupante adulto e ocupante infantil em 2019 foram reavaliados. Eles foram analisados sob o novo protocolo do órgão. Neste caso, a classificação caiu para apenas uma estrela, apesar do modelo oferecer airbags duplos e controle de estabilidade como equipamento padrão. Nesse sentido, convém esclarecer que em alguns mercados – como Brasil -, o Yaris possui 7 airbags em toda a gama, mas em outros países, como o México, possui apenas dois.
De acordo com o relatório do Latin NCAP, no teste de impacto frontal, a estrutura da cabine e a área dos pés foram consideradas instáveis. Durante o impacto lateral, a porta se abriu. O sistema de alerta do cinto de segurança não detectou o passageiro da frente. A agência observa que a abertura da porta no impacto lateral requer ação imediata da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral.
Resultado
Após a auditoria da prova realizada em 2019, agora sob o novo protocolo, o Yaris atingiu 41,43% na Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Infantis, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Rodovias e 41,86% em Assistência de Segurança de Sistemas.
Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP declarou: “É preocupante que uma decisão da Toyota México seja a principal razão para este resultado, mas também responsável pela decisão de não oferecer os principais equipamentos de segurança de série neste momento.
Como resultado dessa decisão, os principais equipamentos de segurança, como airbags laterais e de cortina, não estão disponíveis para todos os latino-americanos. O Latin NCAP incentiva a Toyota a melhorar significativamente os equipamentos de segurança padrão desses modelos o mais rápido possível e submetê-los à avaliação para demonstrar possíveis melhorias.
A segurança básica dos veículos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, é um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso”.