Transmissão automatizada pode deixar o manete esquerdo no passado?

Motocicletas em que o manete esquerdo do guidão não é usado para controlar a embreagem têm se popularizado no Brasil.

Muitos pilotos de motocicleta estão aprendendo a dirigir seus veículos sem utilizar o manete esquerdo do guidão, ou seja, sem controlar a alavanca da embreagem. Por isso, a tecnologia que dispensa o controle do momento da troca de marchas via acionamento da embreagem vem deixando de parecer algo de outro mundo.

Em muitas scooters, o sistema usado é o câmbio continuamente variável, tipo CVT, que não possui manete de embreagem. Em substituição a ele, o motorista aciona o freio traseiro. Um exemplo é a motoneta Honda Biz, que não possui manete, mas tem o câmbio semiautomático rotativo com embreagem centrífuga automática. A moto foi a segunda mais vendida do Brasil no ano passado, com 216.933 unidades, e está disponível em opções de 110 cm³ e 125 cm³.

Para citar mais um caso, a Honda Pop 110i ES, modelo recém-lançado que ocupa o espaço do mais barato da marca, também abandonou o manete de embreagem por um sistema semelhante ao da irmã.

Tecnologias avançam e manete esquerdo fica para trás

Ao mesmo tempo, a embreagem de acionamento eletrônico é outro tipo de tecnologia que dispensa o manete esquerdo. Apresentado em novembro, o conjunto permite ao condutor arrancar, trocar as marchas e parar sem usar a alavanca, além de ser mais leve, compacto e econômico. No entanto, as funções também estão lá, caso ele prefira.

Outra montadora a desenvolver um sistema de embreagem eletrônica para troca de marchas sem o manete esquerdo é a Yamaha. A novidade, semelhante ao Yamaha Chip Controlled Shifting (YCCS) que equipa a FJR 1300 desde 2006, também possibilita a condução em modo automático.

A Kawasaki é mais uma a adotar sistemas eletrônicos nas motos Z7 e Ninja 7 Hybrid, assim como a KTM e a BMW. A austríaca está em fase de desenvolvimento do projeto, enquanto a alemã já tem tudo pronto.

O Automated Shift Assistant (ASA – Assistente de Trocas de Marchas Automatizado) da BMW estará presente na nova R 1300 GS a partir do segundo semestre de 2024. Ele pesa 2,1 kg e possui dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente que automatizam a embreagem. A tecnologia da Honda é ainda mais leve, com 2 kg, e encontra-se entre o quick shift e a dupla embreagem DCT.

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