Treta no hodômetro? Passe longe! Aprenda a fugir de carros com quilometragem adulterada

Golpes cada vez mais comuns no mercado de carros usados aumentam a necessidade de avaliação cuidadosa pelo comprador.

O mercado de carros usados está repleto de boas oportunidades de negócios, mas também não faltam pessoas mal intencionadas tentando aplicar golpes. Se você planeja adquirir um veículo usado sem se dar mal, é importante ter cuidado na hora de escolher o modelo.

Uma das pilantragens mais comuns para tentar enganar o comprador é reduzir a quilometragem do carro. Embora os carros mais modernos consigam rodar centenas de milhares de quilômetros sem grandes problemas, os clientes ainda evitam os automóveis mais rodados, o que incentiva esse tipo de golpe.

O mais comum é a adulteração da quilometragem original exibida no hodômetro. Descobrir o truque pode ser um processo chato, mas é importante passar por ele para verificar se o número que aparece no painel é real ou foi alterado, evitando que você pague mais caro achando que o carro rodou menos.

Como identificar um carro com quilometragem adulterada?

Para não cair nessa cilada, o comprador não pode se basear somente no histórico de quilometragem indicado na consulta das vistorias de transferências do Detran, afinal, as adulterações podem ter sido feitas antes do registro. A dica é verificar os seguintes pontos com bastante cuidado:


Carimbos das revisões feitas em concessionárias

Verifique os registros no manual do proprietário e compare os intervalos para conferir se batem com a quilometragem informada no painel. Se a revisão não foi feita nas lojas da marca, solicite as notas fiscais das oficinas particulares e os adesivos de trocas de óleo.

Desgaste em componentes

Analise com atenção o nível de desgaste de componentes como bancos, volante, pedais e manopla do câmbio. Carros com até 50 mil km rodados não costumam apresentar desgaste excessivo nessas peças, que precisam estar com aparência quase nova.


Marcas na pintura

O exterior do carro também pode denunciar adulteração na quilometragem. Confira se há muitas marcas na pintura, principalmente na dianteira, já que elas indicam que o veículo rodou bastante.

Condição dos pneus

Um conjunto de pneus tem vida útil média entre 40 mil km e 60 mil km, a depender da conservação e do tipo de uso. Um carro com baixa quilometragem precisa estar com os mesmos componentes com os quais ele saiu da fábrica, informação que pode ser consultada com base na data de fabricação, indicada na etiqueta do produto.

você pode gostar também