Trocar o anel do bujão é picarategem? Calma, não é bem assim

Antes de achar que está sendo passado para trás, entenda a função deste componente tão importante durante a troca de óleo.

O carro passa por diferentes manutenções ao longo de sua vida útil. A mais frequente, com certeza, é a troca de óleo, comum a cada revisão. Ela acontece sempre que o veículo atinge uma certa “idade” ou quilometragem.

No serviço de troca de óleo estão incluídos os seguintes itens: mão de obra, o filtro de óleo, lubrificante e o polêmico anel de vedação do bujão do cárter. Este último é a parte mais barata de todo o processo, com preço médio abaixo de R$ 50.

Muitos motoristas acreditam que essa troca é um tipo de picaretagem do mecânico para lucrar durante o processo. No entanto, o que nem todos sabem é que essa peça, sem muito brilho, possui um papel importante na mecânica do carro.

Para que serve o anel de vedação do bujão do cárter?

Como o próprio nome diz, a peça faz a vedação do parafuso que fecha o cárter assim que é feita a troca de óleo. Ao apertar o bujão roscado, o anel de vedação se deforma para evitar vazamentos.

Se a peça não for substituída durante a troca de óleo, a vedação ficará comprometida. O resultado será o vazamento do lubrificante que, consequentemente, trará problemas ao motor.

O baixo nível de óleo nos motores faz com que eles se desgastem mais rapidamente por falta de lubrificação adequada. Com o aumento do atrito, há também o aumento do consumo e perda de força, fazendo o carro trabalhar mais para funcionar corretamente.

Anel de vedação do bujão do cárter (Foto: Reprodução)

Economia de R$ 50 que pode custar caro

Em caso de vazamento completo do óleo, ou seja, se ele se esgotar, a lubrificação do motor será zero e ele irá travar. Se for possível recuperar o estrago, o mecânico precisará realizar uma retífica completa do propulsor, que não custa barato.

Durante a troca de óleo, o anel de vedação do bujão do cárter deve ser novo, para garantir a vedação perfeita. É possível reaproveitá-lo, porém existe a chance de um vazamento considerável de óleo, pois o anel não se deformará como na primeira aplicação.

O custo de um anel de vedação é baixo, portanto, não vale a pena trocar o óleo e reutilizar o anel de vedação. A recomendação é sempre comprar um novo. Assim, não há picaretagem aí!

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