Troller sumiu? Entenda o que aconteceu com a marca brasileira
Fábrica da Troller será transformada em polo industrial dedicado à produção de veículos híbridos e elétricos, com investimento inicial de R$ 400 milhões.
A fábrica onde a Troller produzia seus icônicos veículos off-road, localizada em Horizonte, Ceará, ganhará nova utilidade. Em breve, a unidade será transformada em um polo industrial automobilístico focado em veículos híbridos e elétricos, trazendo esperança para a economia local.
Esta planta, que foi transferida da Ford ao governo do Ceará, ocupava um lugar especial no coração dos entusiastas de aventuras off-road. O Troller T4, conhecido por sua robustez, era o carro-chefe da marca.
A história da Troller
A montadora foi fundada em 1995 pelo empresário cearense Rogério Farias. Mário Araripe entrou na empresa em 1997, expandindo a marca que viria a ser conhecida em todo o país.
Em 2007, a Ford adquiriu a Troller, visando aumentar sua presença no Brasil. Sob a gestão da norte-americana, o Troller T4 ganhou melhorias e popularidade, registrando até 226 emplacamentos mensais.
Porém, a descontinuação da fabricante brasileira ocorreu a partir de um movimento global da Ford, que decidiu fechar todas as suas fábricas no Brasil. A tentativa de vender a marca falhou, culminando no encerramento das operações em Horizonte, em setembro de 2021.
Após o fechamento, a Ford transferiu a fábrica de volta ao governo do Ceará.
O futuro é elétrico
A planta de 11,89 hectares será transformada em um Polo Industrial Automobilístico focado na produção de veículos híbridos e elétricos. O investimento inicial é de R$ 400 milhões, com foco no crescimento econômico local e no aumento da produção de veículos eletrificados no estado.
A capacidade produtiva inicial do local será de 40 mil veículos por ano. O governo cearense espera que os primeiros carros saiam da linha de montagem no primeiro semestre de 2025, marcando uma nova fase na indústria automotiva.
O novo polo será multimarcas, produzindo veículos sob encomenda para diferentes fabricantes. A Comexport, que já trabalha com marcas como Mercedes-Benz, Honda e Volkswagen, garantirá a viabilidade do projeto, mas os nomes das marcas participantes ainda não foram revelados.
Com essa transformação, o governo prevê um impulso significativo na economia local, gerando empregos e novas oportunidades no setor automobilístico. O futuro do Ceará no cenário automotivo parece promissor, com foco em inovação e sustentabilidade.