Tudo pela economia: peças de carros ‘populares’ servem em modelos mais caros

Diversos itens usados em automóveis de marcas luxuosas também fazem parte do projeto de veículos mais em conta.

Não é só na hora de pagar que a compra dói no bolso dos motoristas de carros mais premium ou luxuosos, já que o valor das peças também pode pesar bastante no orçamento. A boa notícia é que esse custo pode ficar bem menor, inclusive semelhante ao de um modelo mais popular.

Isso acontece porque alguns itens utilizados por marcas de luxo são os mesmos que equipam veículos generalistas. Há diversos casos de importados que possuem peças de reposição semelhantes às de outras montadoras, algumas vezes empresas do mesmo grupo.

Então, se você estava preocupado, achando que estávamos falando de gambiarra, pode ficar tranquilo. O uso do máximo possível de componentes em comum é uma estratégia de economia de escala, pois aumenta a eficiência e reduz o custo de produção. Além disso, muitos fabricantes possuem os mesmos fornecedores.

Carros que compartilham peças

Os motores topo de linha da Porsche estão presentes em carros do grupo Volkswagen, como os da Audi, que são bem mais acessíveis. É o caso do propulsor EA888 2.0 turbo do Porsche Macan, que também equipa o VW Passat e o Golf. Apesar da diferença no posicionamento, é possível compartilhar os itens.

“Não é apenas isso, freios, alguns amortecedores, braços de suspensão, coxins e outros pontos também podem ser usados. As peças têm o mesmo número de série”, explica Sérgio Carvalho, consultor mecânico independente.

O mesmo compartilhamento existe entre os VW e os Audi. O Golf, por exemplo, usa a mesma plataforma MQB na qual o A3 é montado. O mesmo se repete com o A4 e o Passat.

Já o motor 1.3 turbo de modelos da Renault, como o Duster e a Oroch, é o mesmo usado nos Mercedes-Benz menores. Aliás, o compartilhamento de alguns motores entre fabricantes é uma situação bem comum, como entre o Citroën DS3, o Peugeot 208 GT e o Mini Cooper de duas gerações atrás.

Eric Faria e Silva, sócio-proprietário da 3M Motors, lembra que o motorista deve conferir o número serial das partes e sempre ficar atento para evitar fraudes. “Tem que verificar o chassi, porque tem que ser feito de acordo com o catálogo”, completa.

*Com informações do UOL.

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