Tuk-tuk brasileiro entra e circulação nas ruas; veja do que ele é capaz
O tuk-tuk brasileiro, apelidado de Grilo, ganha destaque em São Paulo e Porto Alegre, promovendo a mobilidade sustentável.
O transporte urbano no Brasil está passando por uma transformação impulsionada pela Grilo Mobilidade. Inspirada nos populares tuk-tuks asiáticos, a startup gaúcha está mudando a maneira como o delivery é feito nas grandes cidades. Desde sua estreia em Porto Alegre há cinco anos, a empresa expandiu suas operações para São Paulo em 2023.
A Grilo Mobilidade visa reimaginar a mobilidade urbana, oferecendo uma solução sustentável e eficiente para pequenos deslocamentos. O “Grilo”, como é chamado, já começa a desfazer os engarrafamentos característicos das grandes capitais brasileiras.
Os tuk-tuks ganharam destaque durante uma visita do CT Auto a Shanghai e Wuhu, onde sua presença maciça ajuda a aliviar o trânsito. Essa solução asiática encontrou eco no Brasil, com uma startup inovando o cenário urbano brasileiro.
O que são os Grilos?
Os Grilos são versões brasileiras dos tuk-tuks, equipados com cabine fechada e cintos de segurança, garantindo maior segurança aos ocupantes. Homologados pela Secretaria Nacional de Trânsito, eles pertencem à categoria de Triciclos.
A capacidade de carga de um Grilo é de até 200 kg ou 750 litros. Esse volume é 12 vezes maior do que o de um baú de moto, destacando-se no setor de delivery em comparação com as motocicletas convencionais.
O Grilo é movido por um motor elétrico, com autonomia de até 80 km por carga e velocidade máxima de 50 km/h. Essa limitação de velocidade visa promover a segurança, reduzindo em 90% o risco de acidentes fatais.
Para conduzir um Grilo, é necessário possuir CNH categoria “A”. Diferentemente de motocicletas, triciclos com cabine e cinto de segurança não requerem o uso de capacete.
Inovação no transporte urbano
São Paulo e Porto Alegre são palcos dessa nova tendência em mobilidade urbana, onde os tuk-tuks estão ganhando espaço como alternativa sustentável e viável para o setor de entregas.
O Grilo apresenta-se como uma solução significativa para os desafios do trânsito e uma opção viável para trabalhadores de delivery. A aceitação dos tuk-tuks em dois dos maiores mercados brasileiros sugere um futuro promissor para a mobilidade sustentável no país.