Tuk-tuk em São Paulo? Triciclo cabinado emerge como alternativa ao mototáxi
São Paulo avalia substituição de mototáxi por triciclo cabinado para segurança e redução de acidentes.
A Prefeitura de São Paulo tem buscado soluções para o transporte urbano desde a proibição dos mototáxis, em 2023. Uma nova alternativa que ganha força é o triciclo com cabine, também conhecido como tuk-tuk.
Esse tipo de veículo, bastante popular em países do Sudeste Asiático, promete maior segurança e conforto aos passageiros, além de ser uma opção menos poluente.
Em 2023, um grupo de trabalho foi criado para discutir a regulamentação do transporte individual na cidade. Com a participação de empresas de mobilidade, SPTrans, Secretaria Municipal de Saúde e outros órgãos, o grupo sugeriu o triciclo cabinado como uma opção viável.
Os benefícios destacados incluem menor risco de acidentes e maior conforto para os usuários.
Características do triciclo cabinado
A Grilo, startup originada no Rio Grande do Sul, é pioneira no serviço de triciclo cabinado em São Paulo. Inicialmente, a empresa tentou atuar no transporte de passageiros, mas a falta de regulamentação interrompeu essa iniciativa.
Atualmente, a Grilo se concentra no transporte de mercadorias para redes de supermercados e farmácias.
Triciclo da Grilo promete transformar a mobilidade urbana com praticidade e baixo custo. (Foto: Divulgação)
Segurança e conforto
Os triciclos com cabine da Grilo são projetados para proporcionar segurança aos passageiros. Com velocidade máxima de 50 km/h, os veículos são equipados com cinto de segurança, freio a disco e para-brisa. A autonomia é de 60 km, e a capacidade de carga é de até 300 kg.
Operação e parceria
Os condutores, que são microempreendedores individuais (MEI) e passam por um processo seletivo, definem seus horários de trabalho e utilizam os veículos da empresa. Há estações para recarga e descanso, aumentando a eficiência do serviço.
Desafios e expectativas
Embora a recomendação do uso de triciclos tenha sido feita em 2023, a regulamentação ainda não avançou.
Carlos Novaes, CEO da Grilo, vê com bons olhos a possibilidade de uma regulamentação, afirmando que seria um avanço na mobilidade urbana sustentável em São Paulo. No entanto, ele reforça que a empresa não pretende conflitar com as autoridades.
A adoção dos triciclos cabinados poderia representar um passo significativo em direção a uma cidade mais inteligente e menos poluente. A expectativa é que, com regulamentações adequadas, esses veículos possam em breve se tornar uma realidade nas ruas de São Paulo.