Uber: o que os motoristas fazem para descobrir se a corrida é boa?
Motoristas e entregadores parceiros precisam escolher as melhores viagens para maximizar o lucro e terem mais segurança.
Os motoristas e entregadores de aplicativos como Uber e 99 recebem dezenas de chamados de corridas todos os dias, mas precisam saber escolher as melhores para potencializar ganhos e manter a própria segurança. Como a margem de lucro é apertada, é interessante que o profissional não esteja pagando para trabalhar.
Na plataforma, existe uma opção manual que ajuda nessa escolha.
Há também diversas outras ferramentas que automatizam a seleção para ajudar o trabalhador a tomar decisões mais vantajosas. O mais importante é saber identificar uma boa corrida.
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Como descobrir se a corrida é boa?
A oferta de serviço por meio de aplicativos de transporte e entrega sempre informa o valor que o motorista vai receber por ele, a nota do passageiro (média das avaliações) e as informações da viagem (endereço do passageiro e do destino, distância e tempo estimado).
Segundo Pedro Inada, co-fundador da StopClub, é preciso fazer alguns cálculos matemáticos para verificar o valor por km e o valor por hora de cada oferta de corrida.
“Embora seja uma conta simples que o motorista precisa fazer, ele recebe, em média, cerca de 100 ofertas por dia, enquanto está distraído dirigindo e embarcado com passageiros. Além disso, ainda precisa analisar diversas outras variáveis, como, por exemplo, saber se as regiões que vai navegar são seguras e têm chance de pegar outra corrida após deixar o passageiro. Ou seja, parece fácil, mas, na verdade é muito mais difícil do que imaginamos”, explica.
Para auxiliar nessa missão, a fintech desenvolveu o Semáforo Inteligente, um programa que faz as contas sozinho e informa, a partir de um sistema de cores, se a viagem vale a pena ou não para o motorista. Assim, a decisão pode ser tomada de forma mais rápida.
Se o valor por quilômetro e por hora são favoráveis, aparecerá a cor verde. Se o quilômetro for bom e a hora ruim ou vice-versa, o indicador mudará para amarelo. Já se ambos os critérios forem ruins, o semáforo ficará vermelho.
“Muitos desses trabalhadores recebem ofertas de corridas que não compensam, ou seja, em que eles pagam para trabalhar, uma vez que depende muito do contexto do motorista – se o carro é alugado, é próprio, se ainda está pagando o financiamento, custo de manutenção do veículo”, diz Inada.
“Uma boa corrida para motoristas de aplicativos é aquela que combina rentabilidade, segurança e experiência positiva. Utilizar soluções tecnológicas de suporte pode fazer toda a diferença, proporcionando informações precisas e ajudando-o a tomar decisões mais estratégicas no dia a dia”, completa.