Uber se recusa a levar 4 no carro? Descubra se motoristas podem barrar um "grupão"

Passageiros relatam que motoristas parceiros têm se recusado a transportar mais de três passageiros por corrida.

Passageiros da Uber têm relatado nas redes sociais a dificuldade em conseguir corridas para quatro pessoas. Segundo o narrado por usuários de diversas cidades do país, muitos motoristas se recusam a transportar quatro indivíduos, embora esse seja o limite informado pela plataforma.

A dúvida sobre o número de passageiros por corrida ficou ainda maior após a pandemia do novo coronavírus, quando o aplicativo mudou suas regras para proteger profissionais e clientes. Afinal, qual é o limite agora?

Limite de passageiros

O carro com espaço para cinco lugares permite o transporte simultâneo de até quatro passageiros, segundo as regras da Uber. No entanto, é comum encontrar condutores que não permitem a presença de pessoas no banco dianteiro.

Ao portal UOL, a fisioterapeuta Taís Arcanjo relatou que foi a São Paulo em dezembro com três amigas, quando solicitaram uma corrida por aplicativo. Para sua surpresa, o motorista se negou a transportá-las.

“Ele disse que poderia levar apenas três pessoas e que deveríamos chamar mais um carro. Até questionei o porquê, mas ele disse ser uma regra da Uber criada durante a pandemia e que deveria ser seguida”, relata.

Segundo ela, foi necessário pedir outro carro e dividir o grupo pela metade para que nenhuma fosse sozinha. A situação vivida pela fisioterapeuta está longe de ser uma exceção, sobretudo na capital paulista.

Posicionamento da empresa

A Uber informa no aplicativo que até quatro passageiros podem ser transportados por corrida, incluindo um no banco da frente, ao lado do motorista. Sobre a restrição ao uso do banco dianteiro, a plataforma explicou em nota que a medida esteve em vigor apenas durante o auge da pandemia, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“O limite de passageiros que podem ocupar um carro comum de passeio é de até 4 pessoas, conforme determina a legislação de trânsito e é informado no aplicativo”, explicou.

Ainda segundo a empresa, o motorista e/ou o passageiro podem cancelar a viagem caso não estejam confortáveis com a situação.

“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar a situação ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação. Contamos também com o sistema de avaliação mútua, em que a experiência em cada viagem pode ser avaliada por ambas as partes, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade”, acrescentou.

*Com informações do UOL.

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