Uma a cada 3 cidades brasileiras tem mais motos que carros; veja o top 10

Proporção de motos em relação à frota total chega a quase 95% em algumas cidades brasileiras. Conheça os locais onde elas dominam.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que uma em cada três cidades brasileiras possui mais motos do que carros em sua frota. Os veículos de duas rodas são especialmente predominantes em municípios das Regiões Norte e Nordeste, além de pontos específicos do Sudeste e Centro-Oeste. Na Região Sul, os modelos de quatro ou mais rodas predominam em todos os três estados.

O estudo revela uma transformação na frota do país, que há 20 anos tinha apenas 16% de motos em sua composição. Atualmente, elas somam 27% do total. O volume de motocicletas registradas cresceu de 5,7 milhões para 21,9 milhões entre 2003 e 2013, chegando a 32,3 milhões em setembro de 2023.

Em termos gerais, os carros ainda respondem pela maior fatia da frota nacional, com 64% de participação total. A capital Florianópolis é destaque do levantamento como a cidade do país com mais automóveis: 77,29% da frota do município é composta por modelos de quatro rodas.

Cidades com mais motos

Segundo a Abraciclo, representante brasileira das fabricantes de motocicletas e bicicletas, a proporção de motos por habitantes no Brasil é de uma para cada sete pessoas. Uma década antes, a relação era de um veículo de duas rodas para cada dez indivíduos.

Foto: Hlib Shabashnyi/Shutterstock

O aumento no volume de motocicletas em apenas dez anos foi impressionante em alguns estados, como Alagoas, onde a quantidade de alagoanos que tiraram CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria “A” cresceu de 154.713 para 329.472.

Em algumas cidades, a proporção de motos em relação à frota total chega a quase 95%. Na lista dos municípios com mais veículos dessa categoria, oito ficam no Amazonas e duas no Pará. Confira:

  1. Anajás (PA) – 482 (94,88%)
  2. Nhamundá (AM) – 769 (94,70%)
  3. São Paulo de Olivença (AM) – 1.465 (94,27%)
  4. Tonantins (AM) – 551 (94,03%)
    Maraã (AM) – 686 (93,97%)
  5. Fonte Boa (AM) – 1.870 (93,78%)
  6. Barreirinha (AM) – 847 (93,28%)
  7. Uarini (AM) – 683 (93,05%)
  8. São Sebastião da Boa Vista (PA) – 641 (93,03%)
  9. Jutaí (AM) – 981 (92,63%)
  10. Santo Antônio do Içá (AM) – 1.016 (92,62%)

O crescimento das motos no país é resultado do aumento de renda da população pobre nos últimos anos, explica o pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada (Ipea), Rafael Pereira.

“A população de classe baixa quer sair do transporte público e tem duas opções: ou compra carro ou compra moto. Como a moto é mais barata, acaba sendo mais atraente para uma parcela dessa população”, afirma.

Para o analista do setor e ex-diretor de montadoras como Ford e Volkswagen, Flavio Padovan, outra questão é a alta nos preços dos carros “populares”.

Mais um fator que explica a presença de mais veículos de duas rodas na frota brasileira é a popularização dos aplicativos de entrega e transporte.

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