Uno Turbo com preço de Jeep Compass? Este exemplar raro custa caro
Vendedor anuncia unidade do Uno Grazie Mille versão Turbo I.E com apenas 50 km rodados.
Alguns carros marcaram a história da indústria mundial e ainda possuem um alto valor no mercado de usados, sobretudo as unidades bem conservadas. Um deles é o Fiat Uno, modelo queridinho dos brasileiros e também de compradores mundo afora.
Recentemente, um vendedor do interior de São Paulo colocou à venda uma unidade da série especial Grazie Mille, que marcou a despedida do pequeno e robusto hatch, pela bagatela de R$ 135 mil. Mas não são só os brasileiros que cobram caro por um exemplar pouco rodado do veterano e nós podemos provar.
Na Itália, uma pessoa disponibilizou um exemplar raro da versão Turbo I.E ano/modelo 1989 com míseros 50 km rodados. A quilometragem é resultado de uma única viagem feita com o automóvel e poderia ser convertida em aproximadamente 1,4 km rodado por ano.
O preço do anúncio é de 35 mil euros, cerca de R$ 216 mil na conversão direta para o real, sem incluir os impostos. A cifra é próxima ao valor do Jeep Compass, que custa R$ 200.990 na versão Longitude 1.3 e R$ 219.990 na configuração Limited 1.3.
Segundo o anunciante, o “carro é lindo e único, totalmente restaurado”, um indício de que o veículo pode ter passado por processos de recuperação ou preservação de características estéticas e mecânicas.
Uno Mille (Foto: Divulgação)
Fiat Uno Turbo I.E
O Uno Turbo I.E tem um nome que remete ao motor de 1.3 litro sobrealimentado com turbocompressor e injeção eletrônica de combustível, tecnologia pouco presente em automóveis da década de 1980.
Esse propulsor rendia 105 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, menos que a versão tradicional 1.4 (118 cv e 17,5 kgfm). Equipado com câmbio manual de cinco marchas com tocada mais esportiva, o carro consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
Outro destaque da versão Turbo I.E era o visual interno, especialmente os detalhes vermelhos presentes nos acabamentos dos bancos e dos cintos de segurança. Para identificar a variante, o exterior tinha faixas laterais e emblemas.