Usar cinto de segurança é proibido nesta estrada de 25 km; motivo é surpreendente

Apesar da ironia, este país proíbe o uso do equipamento para proteger a segurança dos motoristas.

Existem algumas regras de trânsito estranhas, curiosas e até engraçadas ao redor do mundo, como a proibição de carregar aquários de peixe no transporte público de Oklahoma, nos Estados Unidos. Uma das normas que chama muita atenção existe na Estônia, um país báltico próximo à Finlândia.

Nesta pequena nação de apenas 45 mil quilômetros quadrados (tamanho próximo ao estado do Espírito Santo), a população é de 1,3 milhão de habitantes, menor que a da cidade de Porto Alegre.

A Estônia é considerada um dos locais mais avançados do planeta, sendo o país de origem de empresas como Skype, Wise e Bolt. Apesar de todo esse avanço, o assunto de hoje é uma lei de trânsito bem interessante que existe por lá.O território estoniano é formado por mais de 1.500 ilhas, sendo Saaremaa e Hiiumaa as duas maiores.

Os moradores se locomovem por meio de balsas na maior parte do ano, mas durante o inverno, os estreitos do mar Báltico congelam e impedem os veículos de atravessar o mar. Nessa época do ano, as pessoas precisam dirigir sobre o gelo para chegar aos seus destinos, uma aventura que exige muita atenção.

Proibido usar cinto de segurança

Apesar da aventura que envolve a travessia, a camada de gelo que se forma sobre seis estradas que cruzam a Estônia é bem grossa e raramente são registrados acidentes. Para garantir a segurança, são adotadas regras como a proibição do trânsito de veículos com mais de 2,5 toneladas após o pôr do sol.

Foto: Getty Images

Além disso, os carros devem manter um espaço maior entre si, o que é controlado por meio de semáforos com um tempo mínimo de dois minutos. Também é ilegal dirigir entre 25 e 40 km/h, intervalo no qual os pneus produzem vibrações que podem quebrar o gelo abaixo do veículo.

Trajeto onde o item de segurança é proibido (Foto: Reprodução Google Maps)

Mas a orientação mais curiosa diz respeito ao cinto de segurança. O uso do item é proibido com o intuito de permitir que os ocupantes possam sair rapidamente do veículo durante uma emergência, caso o carro comece a afundar, por exemplo.

Para os moradores que já estão acostumados com as características da Estônia, a travessia no gelo é algo corriqueiro que data do século XIII. Já para nós, que vivemos em um país tropical, essa dinâmica parece bem diferente.

você pode gostar também