Vai comprar um carro elétrico? Atenção, seguro pode ser mais caro
Clientes britânicos e brasileiros já reclamam da dificuldade no atendimento pós-venda pelas fabricantes chinesas.
Apesar da explosão dos carros elétricos, esse mercado ainda está cercado de muitas incertezas. A mais recente delas está relacionada com a questão do seguro para carros elétricos e o dilema que muitos proprietários enfrentam na hora de contratar o serviço.
Segundo uma reportagem da Auto Express, no Reino Unido, seguradoras estão recusando os pedidos de carros elétricos fabricados por empresas chinesas. Proprietários de modelos como BYD Seal e GWM Ora 03 revelaram ter dificuldade nos processos de adesão ao seguro veicular. Além disso, o preço cobrado pelas contratações acaba sendo maior que o de carros a combustão, podendo custar até 50% mais caro.
Qual o problema dos carros elétricos chineses?
De acordo com o levantamento feito pelo Thatcham Research, os carros elétricos chineses não escondem nenhum vício oculto ou problema em sua estrutura. A preocupação das seguradoras decorre da demora na chegada das peças de reposição e reparo. Esse seria o maior desafio das fabricantes de carros elétricos chineses no momento.
Alguns reparadores descartam os carros por motivos estúpidos, que às vezes seriam rapidamente resolvidos se fossem um Ford ou um Vauxhall. Infelizmente, não conseguem encontrar peças. Elas não estão disponíveis para aquele veículo, o que eu acredito ser ridículo, considerando que é um negócio multimilionário”, declarou Martyn Rowley, diretor-executivo da Associação Nacional de Reparadores Automotivos do Reino Unido.
Outro ponto citado pelo especialista está relacionado à falta de instrução para a realização dos reparos, fato que acaba se tornando outra barreira e fazendo as seguradoras repensarem a decisão dos seguros para carros elétricos. Além disso, a mão de obra no Reino Unido é mais cara em comparação com a da China, o que pode tornar mais sensata a compra de um carro novo em detrimento do reparo de um danificado.
BYD Seal, um dos carros mais recusados pelas seguradoras (Foto: Divulgação)
Falta de peças também afeta consumidores brasileiros
Diante do impasse entre as seguradoras e as fabricantes de carros elétricos chineses, a conta sobra para o consumidor final. É importante dizer que este não é um problema exclusivo dos Estados Unidos. No Brasil, onde as marcas chinesas de carros estão chegando com força, muitos clientes já reclamam da demora no atendimento pós-venda em relação a reparos de carros elétricos.
Basta uma rápida pesquisa na internet, no site Reclame Aqui, para encontrar relatos de pessoas que compraram veículos da BYD ou GWM e estão enfrentando problemas de pós-venda com as fabricantes, sobretudo em razão da demora no envio de peças de carroceria.