Vai comprar um SUV compacto? Conheça os custos de manutenção dos modelos vendidos no Brasil

Descubra a variação nos custos de manutenção dos principais SUVs do Brasil nos primeiros 60 mil km.

Ao escolher um SUV, muitos focam no preço de compra, design e consumo de combustível. Contudo, as revisões obrigatórias também são um componente significativo nos gastos de longo prazo.

A variação nos custos entre modelos pode ser substancial, conforme apurado em levantamento da Auto+.

A pesquisa, feita junto às concessionárias das principais marcas, apura os preços de manutenção dos SUVs compactos durante os primeiros 60 mil km, equivalente a aproximadamente cinco anos de uso.

Os dados consideram as versões de entrada dos modelos vendidos no Brasil.

Preços das revisões dos SUVs compactos

Os dados mostram que os gastos essenciais para a conservação da garantia variam significativamente entre diferentes modelos. Confira os SUVs com as manutenções mais onerosas:

Opções de manutenção mais econômica

Entre os utilitários esportivos com manutenção mais acessível, o Fiat Pulse se destaca com um custo de R$ 4.110 para as cinco primeiras revisões obrigatórias. Já o Chevrolet Tracker apresenta um custo total de R$ 3.836.

Por fim, o Hyundai Creta completa essa lista com custos de manutenção que somam R$ 3.784,73 nos primeiros 60 mil km.

SUVs com custos moderados

No segmento intermediário, encontramos o Honda HR-V, que mantém um custo total de R$ 4.440,90. Outro modelo relevante é o Citroën Basalt, que, apesar de recém-lançado, apresenta um custo de R$ 4.265 para as revisões iniciais.

Modelos com manutenção mais elevada

O Jeep Renegade lidera a lista dos SUVs com os maiores custos de manutenção. Ao longo dos 60 mil km, o proprietário gasta R$ 5.227, divididos em cinco revisões obrigatórias.

Em seguida, o Volkswagen Nivus e o T-Cross compartilham o mesmo valor total de revisão, R$ 4.611,12, com valores idênticos para cada etapa dos 10 mil aos 50 mil km.

Por que a terceira revisão é mais cara?

A terceira revisão dos veículos é comumente mais custosa porque envolve trocas e verificações complexas, como de velas e fluidos de freio. Nessa etapa, o veículo exige inspeções detalhadas para assegurar o funcionamento ideal dos componentes.

Quando chega a hora da terceira revisão, a maioria dos carros já ultrapassou a barreira dos 30 mil km, necessitando de uma verificação mais completa. Também é comum que, nesse ponto, se acumulem itens não trocados.

Ao considerar a compra de um SUV, além do preço inicial e do design, é crucial ponderar sobre o custo das revisões. Essa análise pode evitar surpresas financeiras e garantir a manutenção da garantia do veículo.

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