Vai financiar um carro novo? 5 dicas para aumentar as chances de aprovação
Apesar da rigorosa análise de crédito, certas práticas ajudam a ter o tão sonhado carro 0km na garagem.
Segundo dados da B3, Bolsa de Valores do Brasil, o número de carros financiados cresceu 45% no mês de abril em comparação ao mesmo período de 2023. O número de novos e usados vendidos nesta modalidade chegou a 611 mil.
Apesar dos altos índices, não é tão fácil conseguir aprovação em um financiamento de veículo. Isso porque a transação envolve uma grande quantia em dinheiro.
Neste caso, a análise de crédito feita pelo banco costuma ser rigorosa, assim como acontece no financiamento imobiliário. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
Foto: NTshutterth/Shutterstock
5 dicas para conseguir aprovação no financiamento de carro
Quem está buscando financiar um carro já deve ter se deparado com a temida fase da análise de crédito. Em linhas gerais, trata-se de uma quantia em dinheiro oferecida pelos bancos ao consumidor que não possui meios financeiros de adquirir um carro à vista.
A instituição então empresta esse dinheiro que deve ser pago de volta em parcelas acrescidas de juros. Toda essa dinâmica pode ser feita direto no banco ou por meio de uma concessionária. Diante deste desafio, é importante que os interessados se preparem da melhor forma para encarar o financiamento.
Para te ajudar nesta tarefa, veja a seguir 5 dicas para aumentar as chances de aprovação em um financiamento de carro:
1. Tenha plena consciência daquilo que você precisa
Comece pesquisando diversas opções de veículos, lugares de compra e modelos antes de sair comprando o primeiro carro que ver pela frente. Entenda as prioridades da sua vida neste momento para fazer a melhor escolha. Além disso, não se decida por um veículo apenas porque ele teve a solicitação aprovada.
2. Tenha respeito pelo seu dinheiro
Aqui entra em cheque o planejamento financeiro. O comprador precisa se atentar que comprar um carro financiado é uma dívida alta que ele precisará arcar para não ter dor de cabeça depois. Especialistas recomendam não comprometer mais do que 30% da renda líquida, pois a compra envolve o surgimento de outros gastos, como seguro, manutenção, combustível e os temidos impostos.
3. Seu score de crédito precisa de atenção
O score de crédito é o termômetro usado pelos bancos para analisar a capacidade de pagamento de uma pessoa, se ela está em dia com sua vida financeira.
Portanto, se o score estiver alto, as chances de aprovação são maiores, pois mostra uma evidente capacidade de pagamento. Mas se ele estiver baixo, isso significa pendências e a incapacidade de pagar um financiamento. Manter a vida financeira em dia, sem deixar o nome sujar, é a única forma de elevar o score.
4. Visite uma concessionária
Sondar os valores de um carro pela internet é uma boa forma de começar, pois dá para saber a média de preço de um veículo. Porém, ir a uma concessionária faz toda a diferença. Busque por uma boa loja e exponha seus desejos.
Diante do que for dito, o vencedor poderá fazer uma simulação e oferecer soluções compatíveis com a realidade. Vale destacar que quanto mais novo o carro, melhor. Isso porque as taxas de juros são menores em razão da preferência das instituições financeiras.
5. Fuja de problemas
Empresas que prometem melhorar o score em poucos dias não funcionam. Pode soar a princípio como um bom caminho, mas, na verdade, é uma grande armadilha.
Esses estabelecimentos fazem promessas de melhoria no score e não dizem como vão conseguir. Os métodos usados podem não ser legais e o resultado acabar piorando a situação.