Vai sair de linha? O que acontecerá com o Polo após a chegada do Volkswagen Tera
Com a introdução do Tera, o Volkswagen Polo enfrenta cenário desafiador, mas não sairá de linha, continuando essencial para a marca no Brasil.
A Volkswagen enfrenta um dilema no Brasil com a introdução de seu novo SUV, o Tera. Muitos se perguntam se o lançamento deste modelo resultará no ocaso do popular Polo.
No entanto, os fãs do primo do Gol podem acalmar os ânimos. Isso porque, por enquanto, o hatchback continuará desempenhando papel crucial na estratégia da montadora.
E o motivo não poderia ser outro: atualmente, o Polo lidera as vendas da Volkswagen no país. Em abril, o modelo registrou 10.932 emplacamentos, acumulando 32.813 unidades vendidas no ano. Este desempenho mantém a marca próxima da rival Fiat, que lidera com a Strada, segundo a Fenabrave.
Apesar das especulações, a Volkswagen confirmou que o Polo não será descontinuado. Esse hatchback é fundamental para sustentar a posição da marca, especialmente quando se considera a competição acirrada com a Fiat.
Volkswagen Polo Track (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Ajustes de mercado e estratégia de vendas
A fim de evitar que o Tera ofusque o Polo, a Volkswagen reduziu as versões disponíveis do hatch, passando de oito para quatro. Atualmente, as opções são Track, Robust, Sense e Highline, com preços variando entre R$ 95.790 e R$ 131.650.
O Tera é oferecido entre R$ 99.990 e R$ 139.990. Após a venda das primeiras 999 unidades, a versão de entrada do SUV será reajustada para R$ 103.990. Apesar da proximidade nos preços, a Volkswagen acredita que ambos os modelos podem coexistir no mercado.
Volkswagen Tera (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Atualmente, as versões disponíveis do Polo no mercado são:
Versão | Preço |
---|---|
Polo Robust | R$ 95.790 |
Polo Track | R$ 95.970 |
Polo Sense | R$ 107.990 |
Polo Highline | R$ 131.650 |
Tera MPI MT | R$ 99.990 |
Tera TSI MT | R$ 116.990 |
Tera Comfort | R$ 126.990 |
Tera High | R$ 139.990 |
Polo sobreviverá a dominação dos SUVs?
Concessionárias confiam na força do Polo, mas temem que a versão Highline possa sofrer com a concorrência interna. Para contornar esse desafio, a Volkswagen pretende fortalecer as vendas diretas, especialmente para as versões Robust e Track.
O Polo Highline ostenta motor 170 TSI turbo flex, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Equipado com câmbio automático de seis marchas, oferece recursos como rodas de liga leve, quadro digital e central multimídia.
Com a meta de tornar o Tera o carro mais vendido do país, o futuro do Polo parece incerto. A Volkswagen não descarta a possibilidade de que o hatch eventualmente ceda espaço para o SUV, à medida que o mercado se adapta às novas preferências dos consumidores.