Vai sair de linha? O que acontecerá com o Polo após a chegada do Volkswagen Tera

Com a introdução do Tera, o Volkswagen Polo enfrenta cenário desafiador, mas não sairá de linha, continuando essencial para a marca no Brasil.

A Volkswagen enfrenta um dilema no Brasil com a introdução de seu novo SUV, o Tera. Muitos se perguntam se o lançamento deste modelo resultará no ocaso do popular Polo.

No entanto, os fãs do primo do Gol podem acalmar os ânimos. Isso porque, por enquanto, o hatchback continuará desempenhando papel crucial na estratégia da montadora.

E o motivo não poderia ser outro: atualmente, o Polo lidera as vendas da Volkswagen no país. Em abril, o modelo registrou 10.932 emplacamentos, acumulando 32.813 unidades vendidas no ano. Este desempenho mantém a marca próxima da rival Fiat, que lidera com a Strada, segundo a Fenabrave.

Apesar das especulações, a Volkswagen confirmou que o Polo não será descontinuado. Esse hatchback é fundamental para sustentar a posição da marca, especialmente quando se considera a competição acirrada com a Fiat.

Volkswagen Polo Track (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Ajustes de mercado e estratégia de vendas

A fim de evitar que o Tera ofusque o Polo, a Volkswagen reduziu as versões disponíveis do hatch, passando de oito para quatro. Atualmente, as opções são Track, Robust, Sense e Highline, com preços variando entre R$ 95.790 e R$ 131.650.

O Tera é oferecido entre R$ 99.990 e R$ 139.990. Após a venda das primeiras 999 unidades, a versão de entrada do SUV será reajustada para R$ 103.990. Apesar da proximidade nos preços, a Volkswagen acredita que ambos os modelos podem coexistir no mercado.

Volkswagen Tera (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Atualmente, as versões disponíveis do Polo no mercado são:

Versão Preço
Polo Robust R$ 95.790
Polo Track R$ 95.970
Polo Sense R$ 107.990
Polo Highline R$ 131.650
Tera MPI MT R$ 99.990
Tera TSI MT R$ 116.990
Tera Comfort R$ 126.990
Tera High R$ 139.990

Polo sobreviverá a dominação dos SUVs?

Concessionárias confiam na força do Polo, mas temem que a versão Highline possa sofrer com a concorrência interna. Para contornar esse desafio, a Volkswagen pretende fortalecer as vendas diretas, especialmente para as versões Robust e Track.

O Polo Highline ostenta motor 170 TSI turbo flex, com 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Equipado com câmbio automático de seis marchas, oferece recursos como rodas de liga leve, quadro digital e central multimídia.

Com a meta de tornar o Tera o carro mais vendido do país, o futuro do Polo parece incerto. A Volkswagen não descarta a possibilidade de que o hatch eventualmente ceda espaço para o SUV, à medida que o mercado se adapta às novas preferências dos consumidores.

você pode gostar também