Vai vender o carro? Descubra qual a melhor época do ano para ganhar mais

Escolher o momento certo de colocar o modelo no mercado pode fazer muita diferença no bolso do vendedor.

O consumidor que não quer perder dinheiro ao revender o carro deve considerar alguns pontos, como valorização, impostos e multas, localização e condição do produto. Outro ponto muito importante é a época em que o modelo é colocado à venda.

Parece estranho, mas o período do ano em que o automóvel é disponibilizado no mercado pode fazer uma boa diferença no valor do negócio. É claro que essa não é uma regra, mas a tendência mostra que alguns meses são mais lucrativos do que outros.

Melhor época para vender um carro usado

Foto: Shutterstock

O período ideal para anunciar um veículo de segunda mão é aquele em que os compradores normalmente estão com mais dinheiro disponível, principalmente no fim do ano. A maioria das empresas costuma pagar o 13º salário e as férias entre setembro e dezembro, então é bom aproveitar a oportunidade nesses meses.

Outros momentos específicos também podem ser positivos, como as datas de pagamento de PLR (participação nos lucros e resultados) ou abonos salariais pelas empresas.

Por outro lado, os brasileiros ficam cheios de contas para pagar no início do ano, como IPVA, IPTU, material escolar, mensalidade e presentes de Natal. É por isso que evitar o período de janeiro a março também é uma boa ideia para quem quer vender, mas pode ser positivo para o comprador.

Uma alternativa para quem precisa negociar um carro no início do ano é procurar os lojistas, que costumam ter uma demanda mais constante, inclusive nos momentos de alta procura. Porém, é preciso ter em mente que eles não vão estar dispostos a pagar caro porque a oferta é alta.

Momento atual está bom para vender?

Nos últimos meses, marcas como Chevrolet, Jeep, Toyota, Volkswagen, Ford, Fiat e Caoa reduziram os preços de seus modelos em promoção e até em cortes oficiais na tabela. Isso não é um bom sinal para os vendedores que querem se desfazer do usado.

“Quando o preço dos carros zero-quilômetro começa a cair, significa que há mais oferta do que procura. Quem precisa vender o carro usado vai sofrer com a concorrência do novo, principalmente entre os modelos de zero a três anos”, explica Enilson Sales, presidente da Fenauto (Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores).

Portanto, os proprietários que desejam vender o automóvel não vivem um cenário positivo. “O mercado de usados continua movimentado, mas veículos comprados há mais de seis meses dificilmente alcançarão margens positivas na comercialização – é melhor absorver o prejuízo e partir para novos estoques comprados a valores mais baixos”, completa o especialista.

você pode gostar também