Vai viajar? Estas dicas vão ajudá-lo a regularizar o carro antes das férias

É importante estar atento à manutenção preventiva envolvendo cuidados com o motor e até mesmo checagem de luzes, freios e limpadores; Veja os detalhes.

Antes de colocar as malas no carro e sair de férias, é preciso estar atento à revisão do carro. Afinal, além de garantir a segurança de sua família, a manutenção preventiva costuma ser muito mais barata e vantajosa do que a corretiva. Até porque, mesmo que o veículo não apresente nenhum problema, uma vistoria geral pode evitar que você fique parado no meio da estrada.

Uma dica importante é se manter atento aos prazos apontados como ideais pelas montadoras para a realização de revisões periódicas. Para saber os detalhes para o modelo do seu carro, é só consultar o Manual do Proprietário. Mesmo que o seu carro esteja com a revisão preventiva dentro dos prazos, não deixe de observar se há itens do carro que necessitam de reparo antes de viajar.

Checklist

A verificação pode começar pelo motor. Por lá, é importante checar o óleo lubrificante: nível, tonalidade e também os períodos de troca. Se for necessário trocar, recorra novamente ao manual do carro para observar as especificações do modelo. Essa troca exime o carro de problemas de lubrificação e refrigeração.

Em seguida, observe o sistema de arrefecimento. Se a necessidade de completar a água no radiador é frequente, pode ter a certeza de que há algo errado. Leve o seu carro a um mecânico de confiança e não se esqueça de esperar o motor esfriar para colocar água e aditivo. Outro ponto a se observar são as correias do alternador. Se estiverem ressecadas ou com algum dano, é preciso substituí-las.

Mecânica

Não se esqueça de realizar revisão no sistema de ignição, afinal, esta é parte fundamental de uma boa viagem. Isso porque, o mecanismo engloba velas, cabos e bobinas de ignição. Esse conjunto, na prática, garante potência e, principalmente, consumo regular de combustível no motor.

Além do motor

Após ter verificado esses pontos no funcionamento do motor de seu carro, é preciso ir além. Não viaje com os pneus carecas, murchos ou com bolhas. Atente-se ao desgaste deste componente, não se esqueça de alinhar a direção e balancear as rodas. Ainda, se possível, leve o carro a um mecânico para se verificar amortecedores, molas, buchas e bandejas, assim como as lonas, discos e pastilhas do sistema de freios.

Chuvas

Aqui está um detalhe que a maioria dos motoristas esquece: verificar as condições dos limpadores de para-brisa. Cheque tanto o funcionamento elétrico quanto o esguicho de água. Além disso, as palhetas merecem atenção. Caso ressecadas, é preciso realizar a troca das peças.

Lâmpadas

O sistema de iluminação também não pode ficar de fora deste checklist completo. Observe o alinhamento dos faróis e suas regulagens. Em tempo, mantenha o bom funcionamento das luzes para garantir a segurança e o conforto ao dirigir.

Por fim, não se esqueça de verificar o pisca alerta, luz de neblina, setas, iluminação de placa e iluminação interna, além de observar a cor da lente do farol. Se amarelada, é hora de realizar a troca.

Nos últimos detalhes, está a checagem de estepe, triângulo, chave de roda e macaco. E não se esqueça de levar a documentação do carro e do condutor. Feito isso, é só pegar a estrada.

você pode gostar também