Vale a pena alugar um carro elétrico por assinatura? Nós te contamos

Combinação entre economizar e usar um modelo mais sustentável para o meio ambiente tem vantagens e desvantagens.

O serviço de carro por assinatura é bastante popular no Brasil, sobretudo desde a chegada das empresas de transporte por aplicativo. A nova tendência desse mercado é o aluguel de veículos elétricos, um serviço que combina economia com uma opção mais sustentável que os modelos a combustão.

A decisão de alugar um carro elétrico deve ser bem informada e considerar todos os pontos possíveis. Para auxiliar o motorista que considera contratar esse tipo de serviço, listamos suas principais vantagens e desvantagens.

Mas, primeiro, vamos explicar como funciona o aluguel de um carro elétrico. O que não falta hoje são empresas que oferecem esses veículos em modelos e planos para os mais diversos bolsos e gostos, para locação a preços competitivos, normalmente seguindo uma tabela de valores padronizada.

O consumidor escolhe o carro desejado e o tempo de contrato, podendo ainda incluir adicionais como seguro, manutenção e assistência 24 horas, que somam no valor da mensalidade. Antes de considerar esses adicionais, é recomendável pesquisar a reputação das locadoras e fazer orçamentos em várias empresas antes de tomar uma decisão.

Vantagens e desvantagens

Foto: Shutterstock

A assinatura de carro elétrico disponibiliza três opções: 100% elétrico, híbrido plug-in e híbrido convencional. O primeiro pode ser carregado na tomada, o segundo combina combustível e eletricidade, enquanto o terceiro, que não se recarrega na tomada, possui um motor elétrico para otimizar o consumo de combustível.

Para determinar o valor do plano, a locadora leva em conta a quilometragem rodada e o período de locação, que pode ser semanal ou mensal.

A maior vantagem do aluguel é a economia a longo prazo, já que os custos com combustível são maiores do que com eletricidade. A manutenção também custa menos e o intervalo entre as revisões é maior se comparado aos modelos a combustão. Outro ponto positivo é que muitos estados oferecem incentivos fiscais para veículos eletrificados.

Em contrapartida, existe a questão da autonomia limitada. O motorista precisa respeitar o alcance do veículo e planejar paradas em postos de recarga quando estiver, por exemplo, em uma viagem mais longa. Cabe mencionar também o preço do aluguel, que normalmente é mais alto para os carros eletrificados.

Para quem pensa em comprar um automóvel elétrico e ainda não se decidiu, vale a pena alugar um modelo com bateria antes para experimentar no dia a dia. Esses modelos também são vantajosos para motoristas de plataformas como Uber e 99, que conseguem reduzir os custos com combustível e aumentar sua margem de ganho.

você pode gostar também