Vale a pena pagar R$ 50 mil a mais na Rampage Laramie e deixar a Toro diesel?
Modelo da Ram com motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane-4 custa cerca de R$ 50 mil mais caro que as Fiat Toro Ranch e Ultra.
A Ram Rampage chegou ao mercado brasileiro com o motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane-4, estreante nos modelos da Stellantis produzidos no Brasil. O propulsor tem 272 cv e 40,8 kgfm e logo chegará também aos Jeeps Compass e Commander.
Deixando de lado a novidade, o foco de hoje é a Rampage Laramie, versão equipada com o antigo motor 2.0 turbodiesel. A menor picape da Ram custa R$ 262.990, uma diferença de R$ 50 mil em relação às Fiat Toro Ranch e Ultra, duas opções com praticamente a mesma mecânica, vendidas por R$ 212.990.
Afinal, essa diferença é justificável? Descubra como anda a Ram Rampage Laramie diesel.
Ram Rampage Laramie diesel
Sem rodeios, a picape da Ram é uma Toro aprimorada esteticamente, com um visual mais robusto. A lista de equipamentos apresenta poucas diferenças em relação à versão Rebel (R$ 251.990), incluindo quadro de instrumentos digital de 10,3”, central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias, Ram Connect (internet 4G), faróis e lanternas full LED e carregador sem fio com resfriamento.
Também há freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático de duas zonas, 7 airbags, piloto automático adaptativo (ACC), sistema de permanência na faixa, monitoramento de pontos cegos, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas.
O pacote opcional (Pack Elite) sai por R$ 6 mil e adiciona som premium Harman Kardon, ambient light e banco do passageiro com ajustes elétricos. O protetor de caçamba é de série, mas o engate custa R$ 2.957 e na capota rígida de abertura elétrica vão mais R$ 12.192.
Diferenças e comparação
Para começar, o motor não é exatamente o mesmo. O propulsor da Toro é um motor 2.0 Multijet com 170 cv e 35,7 kgfm, enquanto o da Rampage gera os mesmos 170 cv, mas 38,7 kgfm. A combinação é sempre com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
O tamanho das duas é quase o mesmo, exceto na direção: a Ram tem 11,9 m de diâmetro de giro e a Fiat, 12,4 m. Considerando as picapes médias de mesmo preço, a capacidade da caçamba (980 litros) é pequena, mas a de carga (1.015 kg) é equivalente.
O desempenho certamente não é o que faz alguém deixar de lado a Toro para comprar a Rampage. Os testes mostram que falta fôlego para a segunda em acelerações e retomadas, e ela demora a reagir ao pedal do acelerador.
A verdadeira questão é que o acabamento da Rampage é compatível com modelos acima de R$ 200 mil, e o pacote de equipamentos é ainda mais avançado, algo que a Toro não oferece. Muitos dos itens, inclusive, não estão presentes nem mesmo nas versões topo de linha das picapes médias.