Vazam dados de clientes da 99, alerta Banco Central
Cerca de 39 mil usuários com chaves Pix cadastradas no serviço 99Pay, ligado ao aplicativo 99, tiveram dados expostos.
O Banco Central comunicou um novo vazamento de dados de clientes da 99Pay, instituição de pagamento ligada ao aplicativo de transporte 99. Segundo a autarquia, foram expostas 39.088 chaves Pix de clientes devido a falhas pontuais em sistemas da empresa.
A 99Pay afirmou que nenhuma informação vazada coloca o dinheiro dos usuários em risco e que a falha já foi corrigida. Este foi o 11º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
Não houve exposição de senhas, saldo da conta e outros dados considerados “sensíveis”, apenas de dados cadastrais, disse o BC em nota. O vazamento ocorreu nos dias 26 de junho a 2 de julho e inclui o nome, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) com máscara, a instituição de relacionamento, a agência e o número da conta.
“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, garantiu a autarquia.
Ainda segundo a autoridade monetária, a apuração do caso será feita, com aplicação das medidas “sancionadoras previstas na regulação vigente”.
Foto: Shutterstock
O que diz a 99Pay sobre o ocorrido?
A instituição financeira lamentou o ocorrido e afirmou que ele atingiu um “número reduzido de chaves Pix indevidamente acessados”, cujos donos já foram comunicados para receber “esclarecimentos e apoio”. Ela ressalta que a quantidade de impactados pelo vazamento representa cerca de 0,0003% de sua base.
Ainda sobre o baixo volume de pessoas atingidas, a 99Pay afirmou em comunicado que não precisaria divulgar o ocorrido, mas decidiu fazê-lo em nome do “compromisso com a transparência”.
Todos os usuários do serviço que tiveram os dados expostos serão informados por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O Banco Central destacou que não haverá comunicações por chamada telefônica, SMS, avisos por aplicativos de mensagens ou e-mail.