Vazamento no carro: dirigir sem ‘água’ no radiador é arriscado?
Problemas no sistema de arrefecimento do veículo podem causar sérios danos. Entenda o que se pode fazer em caso de vazamento.
Estar atento ao funcionamento do sistema de arrefecimento é fundamental para a saúde de seu veículo. Até porque, sem ele, o motor funciona por pouquíssimo tempo. Inclusive, mesmo com a manutenção preventiva podem ocorrer situações como vazamentos, por exemplo, que fazem com que todo o líquido do radiador se perca. Nesses casos, é possível seguir usando o carro normalmente?
O recomendado é fazer isso apenas em casos de extrema urgência, pois andar sem líquido nenhum no sistema pode prejudicar o motor. O recurso serve para controlar a temperatura, ou seja, se o líquido vazar, a temperatura do motor subirá muito rápido. Portanto, se observar o aquecimento do motor, o ideal é parar o mais rápido possível e procurar por ajuda.
Falta de “água”
Com o superaquecimento pela falta de líquido no reservatório podem surgir muitos problemas, danificando, por exemplo, as juntas do motor, além da bomba d’água. Além disso, existe um risco muito mais sério de fundir o motor. A vantagem é que os motores mais modernos já possuem tecnologia o suficiente para tornar esses casos mais raros.
O que colocar no reservatório
Ao contrário do que muita gente pensa, não se pode colocar só água no reservatório. Caso contrário, pode haver oxidação. O correto, portanto, é usar o líquido de arrefecimento e aditivos, um composto que usa etilenoglicol para manter a temperatura e limpeza do motor (50% de água, 50% de aditivo).
Em casos de emergência, até se pode completar com “água da torneira”. Mas com a situação regularizada, procure manutenção para a troca imediata da água pelo líquido de arrefecimento.
O que fazer se o motor ferver?.
Ao indicar o problema, espere o carro esfriar antes de abrir o reservatório. Isso pode levar cerca de 15 minutos. Também nunca coloque água gelada, isso causará choque térmico. Após completar o reservatório, ligue o carro e verifique se a temperatura vai subir. Em caso positivo, pode ser algum problema mecânico no veículo.
Aditivos e manutenção periódica
Hoje já existem uma série de aditivos para o radiador. Portanto, o ideal é observar qual é a indicação para o modelo de seu veículo no Manual do Proprietário. Vale lembrar, inclusive, que a troca total do líquido deve ocorrer a cada dois anos ou antes, se houver vazamentos.