Veículos de carga poderão ter 90% de desconto nos pedágios
No entanto, ainda se trata de um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados; principal objetivo é incentivar transporte de cargas e minimizar o valor final do frete para os entregadores.
Caminhões carregados com 90% de suas capacidades poderão ter descontos na hora de passar por um pedágio em qualquer lugar do país. Isso ainda não é uma lei, mas é um projeto que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Desta maneira, os caminhões que levam mercadorias e produtos de um modo geral pelo país poderão ter essa vantagem em relação a outros veículos. Consequentemente, isso poderá gerar uma redução no valor do frete e também menor custo final dos produtos para os consumidores.
Entretanto, o assunto ainda está em discussão e não existe um prazo para a votação. De todo modo, já se gera a expectativa de que o incentivo venha, de fato, a ser aprovado.
Projeto de lei para quem usa caminhões
Então, se trata do PL (Projeto de Lei) 275/24, determina que todos os editais de concessão de estradas prevejam esse desconto para os caminhões que estejam com 90% da carga completa.
Na prática, o projeto visa alterar a Lei de Reestruturação dos Transportes Aquaviário e Terrestre. O projeto é de autoria do deputado federal David Soares (União-SP) e, segundo ele, o valor do pedágio sempre influencia no preço final do frete de transporte.
Inclusive, o político lembrou, em sua justificativa, que a quantidade de pedágios no trajeto do caminhoneiro é determinante para considerar o valor final do frete. E é neste momento que vem o impacto para o consumidor.
Por exemplo, em 2018, durante mais de um mês, os caminhoneiros fizeram uma greve histórica no país. Justamente por conta do que consideravam um baixo valor do frete, paralisaram o país como poucas vezes visto no Brasil.
Além disso, o político também destacou que essa lei, se aprovada, será um incentivo ainda maior para o transporte de carga no Brasil. Atualmente, a ampla maioria dos produtos produzidos aqui e os que chegam pelos portos e aeroportos são transportados por via terrestre, em caminhões.
Malha viária é a quarta maior do mundo
Atualmente, o Brasil possui a quarta maior malha viária do mundo, chegando a 1,7 milhão de quilômetros de estrada. Logo, a presença de pedágios e a maior distância entre um lugar e outro influenciam no preço do frete.
Agora, se esse projeto de lei, eventualmente, for aprovado, promete melhorar a situação dos caminhoneiros. Além disso, o que é considerado o ponto mais importante, poderá diminuir o valor de muitos produtos essenciais para o dia a dia.