Veja o que esperar do Citroën Basalt, SUV cupê que chega em agosto
Montadora já revelou quase tudo sobre a novidade, incluindo motorização, visual e destaques do interior.
A prometida nova família de carros da Citroën começou com a chegada do hatch C3, que logo em seguida ganhou a companhia do SUV C3 Aircross. Em agosto, a montadora fará o lançamento de mais um integrante de sua gama, o SUV cupê Basalt.
Muitos detalhes sobre o próximo modelo da marca francesa já foram divulgados desde a revelação do conceito Vision, no qual é baseado, e também por meio de imagens vazadas de testes realizados nas ruas.
Como é o novo Citroën Basalt?
O carro tem dimensões próximas às do C3 Aircross, em torno de 4,30 a 4,40 metros de comprimento e 2,67 metros entre-eixos. Ele traz lanternas traseiras de formato retangular e uma pequena saliência na tampa do porta-malas, combinando as características de um SUV com a elegância de um cupê.
Da dianteira à coluna B, o modelo tem basicamente a mesma aparência do C3 Aircross, mas as portas traseiras são exclusivas e as molduras das caixas de roda têm formato de arcos com um recorte em cima. As lanternas invadem a lateral, mas não chegam à tampa do porta-malas, cujo design inclui um aerofólio que remete à esportividade.
O interior do Citroën Basalt foi flagrado na Índia, mas ainda não se sabe se as mudanças registradas chegarão ao Brasil. Os destaques são um console central mais elevado com apoio de braço integrado, comandos dos vidros nas portas e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro.
Motorização e equipamentos
Ao que tudo indica, o carro construído sobre a plataforma CMP modular será equipado com motor 1.0 turboflex de 130 cv, câmbio automático do tipo CVT e tração dianteira. Mais opções devem chegar a outros mercados, como as variantes com propulsor 1.6 aspirado ou 1.2 turbo de 110 cv.
Em relação à lista de equipamentos, o SUV cupê pode incorporar itens que o irmão C3 Aircross ainda não tem, como ar-condicionado digital, carregamento do celular sem fio, chave canivete e chave presencial.
A produção do Citroën Basalt no Brasil ocorrerá na fábrica de Porto Real (RJ), onde já são fabricados modelos como C3 e C3 Aircross. A planta recebeu um investimento de R$ 3 bilhões e também será palco de mais um modelo baseado na plataforma CMP.