Verdade ou mentira: existe perigo de choque ao carregar carros elétricos sob chuva?
Carregamento de veículos elétricos é seguro durante chuvas?
Os veículos elétricos têm despertado grande interesse dos consumidores devido às suas promessas de mobilidade sustentável e à grande economia com combustível. No entanto, como é um mercado relativamente novo, muitas dúvidas surgem quando se trata dessa inovação.
Uma delas é em relação à segurança durante o processo de carregamento. Um mito comum é se é possível tomar choque elétrico ao carregar um carro elétrico.
Tirando essa dúvida dos consumidores, a resposta é não, por conta do mecanismo de comunicação que existe entre o carregador e o bocal de carregamento. De acordo com especialistas, é importante compreender o funcionamento dos carregadores e o sistema de comunicação entre o carregador e o veículo elétrico.
Características dos carregadores em carros elétricos
Mesmo com diferentes tipos de carregadores, todos eles possuem diferentes pinos, cada um com uma função específica relacionada à recarga das baterias. Esses pinos incluem as fases de carga, neutro, terra e o conector de comunicação, responsável por identificar as condições do carro e do carregador antes de liberar a corrente elétrica.
Dentro desse tópico, existe outra questão a ser respondida: há algum risco em dias chuvosos? A resposta ainda é não. Isso porque, caso seja notado pelo pino piloto que o equipamento está molhado e apresenta riscos, a corrente elétrica não funcionará e o sistema bloqueará o funcionamento.
Emílio Paganoni, Gerente Sênior de Treinamentos da BMW Group Brasil, comentou sobre essa situação, do carregador estar molhado. “Vamos supor que a pessoa não colocou a tomada no suporte do carregador, que acabou tomando chuva. Se você colocar a tomada no carro, o pino piloto vai identificar a umidade e bloquear a corrente elétrica”, disse.
O diretor da BMW Brasil também destaca que os wallboxes (carregadores de veículos elétricos), utilizados em residências, são equipamentos inteligentes, com peças plásticas e garantem segurança para o dono do veículo. Além disso, os carregadores instalados em postos de recarga públicos são projetados para resistir a condições climáticas adversas, com placas de proteção e materiais isolantes.
Diante desse cenário, o risco de choque elétrico durante o carregamento de veículos elétricos é praticamente inexistente, desde que o sistema de comunicação e as medidas de segurança sejam respeitadas. Assim, os usuários podem desfrutar da conveniência e sustentabilidade dos veículos elétricos com tranquilidade.