Verdadeira função do porta-luvas do carro vai deixar muitos motoristas em choque
Compartimento presente nos veículos é usado para guardas praticamente qualquer objeto pequeno solto pela cabine.
O porta-luvas do carro é um compartimento indispensável para a maioria dos brasileiros, que usam o espaço para acomodar os mais diversos itens que encontram soltos pela cabine. Ele é a morada comum de óculos, folhetos, tíquetes, carregadores de celular e uma lista infinita de outros objetos.
O compartimento foi criado para guardar as luvas dos motoristas do veículo no início do século, já que os modelos não possuíam sistema de aquecimento e o uso da peça de vestuário era comum em dias de frio intenso. Com o passar do tempo, ele se transformou em um “porta-quase-tudo”.
Função secreta do porta-luvas
Foto: Shutterstock
Em automóveis mais novos, o pequeno armário tem uma funcionalidade diferente da conhecida pela maioria dos brasileiros, o que reforça sua presença nos veículos mais atuais. Essa função vantajosa e desconhecida é manter frescos os alimentos que descongelam rapidamente.
Nos dias mais quentes do ano, em que tudo parece derreter, é possível utilizar o espaço para manter bebidas ou medicamentos refrigerados por mais tempo durante os percursos mais longos.
É claro que o produto não fica gelado como se estivesse em uma geladeira comum, mas o ambiente do compartimento conserva a temperatura inicial por um período mais longo, sem tomar espaço a mais no automóvel. Essa é uma boa solução para quem viaja muito e não quer levar uma caixa térmica solta na cabine.
Alguns exemplos de carros famosos que possuem porta-luvas térmicos são os Hyundai i30 e o HB20, o Toyota Etios e o Ford Ecosport.
Para verificar se o seu carro tem este recurso, basta conferir no manual do proprietário. Já se você tem um modelo que não oferece o item, é possível fazer a instalação em uma oficina especializada. Os preços da peça variam entre R$ 150 e R$ 400, dependendo do modelo do carro, sem contar com o custo da mão de obra profissional.